Quarta-Feira 16/07/2025 08:45

Método terapêutico de equoterapia muda vida das crianças especiais de Rio Brilhante

Saúde - Equoterapia

Foto:Divulgação

Ampliar o atendimento para crianças, jovens e adultos praticantes do método terapêutico utilizado no desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Este é o objetivo do Equorio -  Centro de Equoterapia, em funcionamento desde 2011 no município de Rio Brilhante, que inicia em 2016 uma nova etapa.

Com apoio técnico do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o sindicato rural irá construir um espaço que possibilitará a realização das atividades oferecendo maior conforto e proteção contra as mudanças climáticas.

Todas as quintas-feiras são atendidos cerca de 20 praticantes que estudam na escola especial da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Atualmente seis profissionais atuam no atendimento, são eles: dois fisioterapeutas, um equitador, uma psicóloga e dois voluntários. O projeto foi possível em razão da parceria entre a instituição, a prefeitura municipal e o sindicato rural de Rio Brilhante, que oferece espaço físico, baias para os animais e o equitador.

Uma das idealizadoras do Equorio é a produtora rural e ex-presidente do sindicato, Volnete Aléssio, que destaca a importância do atendimento. “A equipe é formada por seis profissionais que atende alunos da APAE, no entanto, nosso objetivo é ampliar o atendimento na comunidade. Acompanhamos desde o início a transformação desse público, tanto do praticante quanto da família, e me sinto gratificada em ver que de um gesto simples nasceu um projeto grandioso”, destaca.

 A psicóloga Clarissa Fernanda Batisti participa do projeto há quase três anos como voluntária e assumiu, esse ano, o cargo de titular.

Com objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos sobre o método terapêutico, participará entre os dias 22 e 26 de fevereiro de um treinamento na Ande Brasil – Associação Nacional de Equoterapia. Ela reforça o desejo de aprender mais, por acreditar no processo de reabilitação proposto pelo programa. “No período em que acompanhei os praticantes comprovei que os mesmos estímulos aplicados em ambiente aberto e com o animal possibilitam um desenvolvimento muito melhor. Acredito que terei oportunidade de trocar experiências e aprender ainda mais”, declara.

Trabalho conjunto – Para a diretora da Apae em Rio Brilhante, Olesi Moraes Baldin, a parceria com o sindicato rural foi fundamental para desenvolvimento do trabalho. “O apoio do sindicato e da sociedade foi imprescindível para a implantação do programa que completa cinco anos em 2016. Acompanhamos a evolução dos participantes e suas famílias com pouco tempo de atendimento. A melhora do equilíbrio e qualidade de vida são citados como os impactos mais positivos na vida de nossos alunos”, argumenta.

Sobre a Equoterapia – É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com limitações de acessibilidade. A terapia emprega o animal como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico, visto que exige a participação do corpo inteiro. A informação divulgada no portal da Ande Brasil (www. http://equoterapia.org.br/) é confirmada pelas considerações de Volnete. “Os casos variam bastante, segundo a intensidade do problema motor. Contudo são observadas melhoras físicas expressivas no aperfeiçoamento da coordenação motora, amplitude articular e aumento da força muscular. Socialmente, os praticantes estabelecem laços de amizade, qualidade de vida, respeito e amor aos animais”, complementa.

 Na avaliação do coordenador do centro de equoterapia Passo a Passo, localizado em Jardim (MS), Paulo Bózoli, a parceria do Senar/MS contribuirá para que o programa se fortaleça e atraia mais sindicatos. “Colocar um centro terapêutico em funcionamento é tarefa que demanda tempo e dinheiro, mas os resultados são compensadores. O trabalho da Equorio foi inspirador para a equipe de Jardim e acreditamos que estimulará outros sindicatos a aderir” argumenta.

 O superintendente regional do Senar/MS, Rogério Beretta, comenta que o projeto é uma vertente de atendimento, ligado à PS – Promoção Social, com objetivo de contribuir para melhoria da saúde nas comunidades locais. “A exemplo de outras iniciativas do Senar como o projeto Pingo d´Água, que leva atendimento odontológico aos trabalhadores rurais, os centros de equoterapia tem a finalidade de oferecer tratamento de qualidade e sem custo para a população com menor poder aquisitivo. Em 2015 recebemos um grupo com representantes de 10 sindicatos rurais, interessados em aderir o programa e atender a demanda por essa modalidade de tratamento terapêutico”, conclui.

Famasul/RMC

Crianças Especiais, Método Terapêutico, Equoterapia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens