MS terá 11 mil militares nas ruas de 16 cidades contra o Aedes aegypti
Estado - Saúde - Exército contra o Aedes Aegypti
Foto: Divulgação
Mato Grosso do Sul terá pelo menos 11 mil militares das Forças Armadas atuando na campanha contra o mosquito Aedes aegypti, no próximo dia 13, em 16 cidades. Eles irão às ruas para distribuir material impresso com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.
A ação vai ocorrer simultaneamente em todo o Brasil, com o total de 220 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica mobilizados. A meta é visitar três milhões de residências em 356 municípios, incluindo todas as cidades consideradas endêmicas, de acordo com indicação do Ministério da Saúde, e as capitais dos Estados.
Para a distribuição do efetivo das Forças Armadas nessa fase de mobilização, foram consideradas as cidades com maior incidência das doenças transmitidas pelo mosquito e os municípios que contam com organizações militares instaladas.
Essa será a segunda etapa da campanha contra o mosquito. Na primeira, iniciada em 29 de janeiro, as Forças Armadas realizam um mutirão de limpeza em 1.200 unidades militares espalhadas pelo País. Essa fase terminou ontem.
Próximas etapas
Ainda estão previstas duas etapas da campanha de combate ao Aedes. Entre os dias 15 e 18 deste mês, 50 mil militares, sob a coordenação do Ministério da Saúde, farão visitas nas residências, acompanhados por agentes de saúde, para inspecionar possíveis focos de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, fazendo aplicação de larvicida em criadouros.
A última etapa, ainda em fase de elaboração com o Ministério da Educação, prevê a participação de visitas a escolas. A meta é reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Em Dourados
Na manhã de quarta-feira aconteceu reunião preparatória para a ação do dia 13 na unidade do Exército em Dourados. O general Rui Matsuda, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, foi o anfitrião do encontro que teve representantes de diversas instituições públicas e privadas.
Ele convocou tais instituições a participarem da ação programada para o dia 13. Soldados do Exército de Dourados estarão naquele dia também em Itaporã, Fátima do Sul e outros dois municípios da região que ainda não foram definidos.
“Esta é uma luta de toda a sociedade e todas as pessoas devem estar envolvidas”, frisou o general, alertando que o combate ao mosquito transmissor das doenças não será vencido de um dia para o outro.
No dia 13, sábado da semana que vem, a mobilização começará na Praça Antonio João, onde haverá inclusive atividades instrutivas para crianças e adolescentes.
Da praça, os soldados partirão para os bairros e locais com grande concentração de pessoas, distribuindo panfletos explicativos sobre formas de se combater o mosquito transmissor da dengue.
Diário MS /PH
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão