Quinta-Feira 04/09/2025 15:26

Lei do Silêncio divide opiniões entre foliões do carnaval em Brasília

Brasil - Cultura - Carnaval 2016

Foto: Divulgação 

Em uma cadeira de bar, por ter dificuldade de se locomover, Rosinéia de Souza não perde um só dia da folia que acontece próximo ao prédio onde mora, na região central de Brasília. “Há 12 anos, isso tudo acontece. Sempre que posso, venho. Gosto dessa bagunça. Não incomoda, porque começa cedo e acaba lá pelas 20h. Fica tudo dentro da lei e é melhor assim. Agrada a todos."

A norma à qual a funcionária pública se refere é a chamada Lei do Silêncio, vigente na capital federal desde 2008, que determina que o barulho em área residencial próxima a comércio não pode exceder 55 decibéis durante o dia e 50 decibéis durante a noite. Críticos afirmam que tais medições são impraticáveis, por serem baixas demais, e defendem a alteração da lei.

“Para o carnaval dentro das quadras, por exemplo, a lei muda as coisas para melhor. Mas se for em locais sem residência, tudo bem, pode ter barulho sem tanto controle. Aqui na quadra tem muita gente com problema de saúde, com criança pequena. Onde há residência, tem que cumprir a lei”, disse a foliã.

O engenheiro florestal Kolbe Soares defende uma lei menos exigenteElza Fiuza/Agência Brasil

O também funcionário público José Lopes chegou de fininho para dar uma espiada na folia que acontecia perto do prédio onde vive com a esposa. “Moro aqui há mais de 40 anos, mas sempre viajo no período do carnaval. É a primeira vez que vejo essa bagunça aqui”, contou. O idoso lembra que Brasília, há algumas décadas, era conhecida como cidade-dormitório mas que, agora, a rotina da cidade mudou.

“Não devia ter bagunça como essa nas quadras residenciais. Deveria haver um setor destinado para isso. Não sou contra o carnaval, mas o barulho é muito alto. Deveria ser mais controlado, porque não agrada todo mundo. Na área residencial tem que valer a lei. Temos um setor de clubes em Brasília. Por que não fazer todo o carnaval lá?”

A advogada Vanisa Machado defende que a população de Brasília considere o carnaval como exceção e que a norma não seja tão rígida durante os quatro dias de folia. “A lei impacta o carnaval da cidade, mas o carnaval é uma das manifestações mais fortes e características do brasileiro. É uma coisa que acontece uma vez por ano. Além do mais, acho que o que mais impacta o dia a dia da cidade são os barzinhos. O carnaval dá para levar”.

Acompanhado da esposa e do filho pequeno, o engenheiro florestal Kolbe Soares garante que compartilha a ideia de Vanisa. Enquanto curte a folia com a família, ele defende que as pessoas que passam o carnaval na capital federal não sejam tão exigentes quanto ao cumprimento da Lei do Silêncio. “Estão todos brincando de forma saudável. Crianças, bebês. Acho que as pessoas têm que abdicar do privilégio do silêncio pelo menos durante esses quatro dias para permitir isso”.

 A recepcionista Cristina Barreto fala sobre a Lei do Silêncio em Brasíla, durante o Bloco Concentra mas não SaiElza Fiuza/Agência Brasil

Já a recepcionista Cristina Barreto acredita que o horário máximo para barulho, em períodos como o carnaval, deveria ser estendido, mesmo nas quadras residenciais de Brasília. “Carnaval é carnaval. Principalmente agora, que o carnaval de rua em Brasília está dando mais certo. Acho que o fechamento deveria ser 2h ou 3h da madrugada. A galera gosta de folia”.

O criador do bloco da Tesourinha, Renato Fino, teme que a lei, se mantida da forma como está, termine por calar a folia na cidade.

"Talvez não só o carnaval, mas qualquer atividade que extrapole um pouquinho e que tenha um pouco mais de alegria. Tudo isso vai ser prejudicado pela Lei do Silêncio. Na sexta-feira que antecede o carnaval, por exemplo, a polícia e a Agefis [Agência de Fiscalização do Distrito Federal] estiveram nas quadras exigindo que o som fosse desligado às 22h, numa área comercial que é tradicional em Brasília. Não pode."

Agência Brasil EBC /PH

Brasília, carnaval, 2016, folia, Lei do Silêncio, foliões,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens