Segunda-Feira 01/09/2025 08:18

Libia: uma escola de revolução para meninos de Benghazi

Mundo - Geral - Revolta

De uniforme azul marinho, boné e gravata, um menino faz uso do apito com habilidade: Abu Selim tem apenas 10 anos e, como os colégios estão fechados há quase três meses, participa da rebelião organizando o tráfego em um cruzamento de Benghazi.

É mais divertido que o colégio", afirma o pequeno, durante uma pausa em sua missão como guarda municipal.

No mesmo cruzamento no centro de Benghazi, reduto da insurgência Líbia, dois irmãos de 14 e 15 anos fazem parte, junto com ele, de um pequeno grupo de meninos recrutados para ajudar a polícia, cujo efetivo é escasso.

De fato, muitos policiais partiram para lutar na zona de combate, distante cerca de 200 km da cidade, contra as forças governamentais do dirigente Muamar Kadafi.

Todos os dias, entre as 17h e as 21h, esses meninos ocupam seus postos como policiais, organizando o tráfego com movimentos de braços e apitos, frente aos olhares compreensivos dos motoristas.

Organização do tráfego, limpeza das ruas, preparação do rancho para os combatentes que estão na zona de conflito: os meninos de Benghazi participam como podem do esforço de guerra.

Na "capital" rebelde, situada quase mil quilômetros ao leste da capital oficial Trípoli, as autoridades informam que as escolas não serão reabertas até a saída de Kadafi do poder. Deste modo, muitas crianças tentam ocupar o tempo e seer úteis a sua cidade de 700 mil habitantes.

Um batalhão de meninos e meninas foi recrutado para limpar as ruas e recolher o lixo.

"Fazemos esse trabalho voluntário porque nós temos muito tempo livre", disse um dos pequenos.

Muitos meninos foram recrutados como combatentes depois de um breve treinamento. Os que são muito jovens para lutar foram alocados em uma enorme cantina que prepara a comida dos guerrilheiros e das famílias desalojadas pelos ataques.

Outros ajudam no acampamento de refugiados onde vivem os imigrantes africanos e líbios evacuados de Misrata, cidade sitiada pelas forças governamentais.

Mas apesar de tanto trabalho, muitas crianças ainda não sabem o que fazer com seu tempo livre.

"Quando me levanto pela manhã, fico em casa algumas poucas horas e logo saio para ver meus amigos na rua", disse um garoto que estava sentado em uma calçada.

Nos colégios foram instalados centros de lazer para ocupar os jovens e ajudá-los a superar o trauma de tanta violência presenciada. Esses locais também recebem adolescentes voluntários.

O colégio Al Majd, situado em frente a uma mesquita, recebe cerca de 500 meninos por dia.

Lá, um grupo de meninas gritavam slogans da rebelião, como "liberdade para a Líbia" e "fora, Kadafi".

"Gosto muito de vir aqui porque posso fazer de tudo durante o dia: cantar, dançar, desenhar e jogar", disse Aya Al Abar, de 10 anos.

De acordo com Hana Al Gallal, principal responsável pela educação em Benghazi, os cursos serão retomados quando os programas escolares - e o país - ficarem livres da propaganda de Khadafi.

Até lá, Hanna acredita que os mais velhos terão muito o que aprender com os mais jovens, que estão à frente dos movimentos revolucionários tanto na Líbia quanto na Tunísia e no Egito.

"Eles irão ensinar a eles a verdadeira revolução. São eles que saem às ruas por um futuro melhor", completou.

Portal Exame

Líbia, Muammar Kadafi, Política, Protestos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens