Quinta-Feira 04/09/2025 02:24

Morre quarto transplantado com coração artificial Carmat

Mundo - Saúde - Transplante de Coração

Foto: Kenzo Tribouillard/AFP

O quarto paciente que recebeu um coração artificial da empresa francesa Carmat faleceu por complicações médicas, ligadas ao seu estado crítico antes e depois da operação, mas a prótese não está relacionada a sua morte, anunciou a Carmat na madrugada desta quinta-feira.

"Realizamos um transplante em um paciente em fase terminal de insuficiência cardíaca. O transplante transcorreu convenientemente e a prótese foi satisfatória ao longo de seu funcionamento. O paciente faleceu por complicações médicas não relacionadas com a prótese", indicou o professor Pascal Leprince, chefe do serviço do Instituto de Cardiologia do hospital da Pitié-Salpétrière de Paris, em um comunicado da empresa.

O paciente, de 58 anos, que sofre de insuficiência biventricular severa, foi operado no dia 22 de dezembro pela equipe do Hospital Universitário de La Pitié Salpêtrière. A data da morte não foi divulgada.

O primeiro paciente transplantado em dezembro de 2013 com o coração da Carmat morreu 74 dias depois da operação realizada em Paris, aos 76 anos; o segundo, de 69 anos, faleceu em maio nove meses após a intervenção.

Estas duas primeiras mortes foram provocadas por uma falha técnica da prótese.

O terceiro paciente que recebeu um coração artificial Carmat morreu de forma súbita em 18 de dezembro, sem que a prótese estivesse envolvida no falecimento, segundo o fabricante francês.

O homem, de 74 anos, havia voltado para sua casa perto de Estrasburgo (leste da França) no fim de agosto, depois de receber o transplante no dia 8 de abril na capital alsaciana, no âmbito de um estudo de viabilidade do dispositivo.

O coração Carmat leva um revestimento interno de biomateriais extraídos de tecidos de bovinos para evitar a formação de coágulos.

 

Exame

Doenças, Doenças do coração, Europa, França, Países ricos, Medicina, Ciência

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens