Quinta-Feira 04/09/2025 20:24

Pai se diz confiante na recuperação de siamesas separadas: 'Vai dar certo'

Brasil - Geral - Cirurgia de Alto Risco

Foto:  Reprodução/TV Anhanguera

Pai das siamesas separadas Júlia e Fernanda, de 5 meses, Valdenir Neves diz que está confiante na recuperação das meninas. Elas seguem internadas em estado grave, no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. “As duas estão melhorando aos poucos e temos esperança de que vai dar tudo certo”, disse ao G1.

De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (20), as gêmeas permanecem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e respiram com a ajuda de aparelhos.

Segundo Valdenir, ele e a esposa, Lindalva Nascimento de Jesus, estão se revezando no hospital para acompanhar as filhas. “Eu fico uma noite e ela a outra. Estamos sempre aqui com elas, acompanhando tudo. E os médicos dizem que elas estão evoluindo. Se Deus quiser, elas vão sair dessa logo”, afirmou.

As siamesas passaram por uma cirurgia de separação na última quarta-feira (13), no HMI. As irmãs, que eram unidas pelo tórax e abdômen, compartilhavam o fígado e uma membrana do coração.

Fernanda chegou a ficar em estado gravíssimo, na última quinta-feira (14), por causa de um pneumotórax, que é excesso de ar no diafragma. Segundo o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o problema provoca uma maior dificuldade na respiração. Por isso, foi implantado um dreno de emergência, e o estado de saúde dela apresentou uma melhora, voltando a ser considerado grave.

Já Júlia apresentou uma piora no último sábado (16), por não conseguir se estabilizar, mas o estado também evoluiu e voltou a ser grave.

Segundo Calil, as gêmeas já começaram a receber dieta com leite. Agora, a equipe tenta reverter um quadro de hipertensão pulmonar, que impede que ambas respirem sem a ajuda de aparelhos.

“O coração joga sangue para a artéria pulmonar, mas como há uma hipertensão, ele não chega da maneira correta. Por isso, estamos tentando controlar esse quadro para que elas consigam respirar por conta própria. Com isso, a melhora delas deverá ser mais rápida”, explicou.

O HMI e o Hemocentro de Goiânia (Hemogo) pedem doações de sangue O positivo para as bebês, que precisam de transfusões durante a recuperação.

Separação
As siamesas separadas nasceram em Itamaraju, no interior da Bahia. Por conta da condição delas, os pais decidiram seguir para a capital goiana, em agosto do ano passado, para obter a cirurgia de separação. Desde então, elas aguardavam na Casa do Interior e, no último dia 11, as meninas foram internadas no HMI para iniciar o preparo.

Apesar da dificuldade de nutrição de uma das irmãs, Calil afirmou que o caso delas é menos complicado do que os gêmeos Arthur e Heitor, que passaram pela cirurgia de separação em fevereiro do ano passado. Eles eram unidos pelo tórax, abdômen e bacia e compartilhavam o fígado e a genitália. Arthur não resistiu e morreu três dias após a operação.

Conforme o médico, o caso de Júlia e Fernanda é mais similar à situação enfrentada pelas irmãs Maria Clara e Maria Eduarda, que foram operadas em setembro de 2015. Elas também eram unidas pelo abdômen e compartilhavam fígado e uma membrana do coração.

Referência
O HMI é considerado referência no parto, tratamento e separação de siameses em todo o Brasil. Em 14 anos, essa foi 16ª cirurgia de separação. De acordo com Calil, foram 27 casos acompanhados pela equipe do hospital nesse período.

O primeiro procedimento foi realizado nas gêmeas Raniela e Rafaela Rocha Cardoso, de 12 anos, que nasceram unidas pelo abdômen, passaram pela cirurgia e praticamente não ficaram com sequelas: "Nossa história é impressionante”, afirmou Raniela ao G1 em dezembro de 2014.

G1

Recuperação, Gêmeas, Cirurgia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens