Sábado 11/10/2025 15:59

Epidemia eleva venda de analgésicos e traz outro risco: a automedicação

Estado - Saúde - Risco de automedicação

Foto: Arquivo/Marcos Ermínio

Com o avanço da epidemia de dengue em Mato Grosso do Sul, a procura por analgésicos e antitérmicos em gotas ou comprimidos tem crescido, em média, 80% somente nas farmácias de Campo Grande. No entanto, o Conselho Regional de Farmácia alerta sobre os riscos da automedicação, que pode potencializar os casos da doença.

Segundo a presidente do CRF de Mato Grosso do Sul, Kelle Slavec, a maior preocupação é que a maioria das pessoas que compõe esse percentual chega nos estabelecimentos sem receita médica, acreditando que os sintomas são referentes a uma gripe.

Porém, devido à epidemia, Kelle afirma que é preciso observar bem os sintomas apresentados, conversar com a pessoa para saber detalhes de seu quadro e se ela apresenta alergia a algum medicamento. “Como os sintomas de dengue e gripe são parecidos, o ideal é indicar às pessoas que chegam com dor no corpo, nas articulações e febre, que levem medicamentos sem o ácido acetilsalicílico, que tem sua ingestão proibida em casos de dengue”, explica.

No caso desse composto, ele pode ocasionar hemorragias, complicando o quadro de saúde e provocando até a morte, caso a pessoa esteja com dengue.

Ela diz que a dor no corpo também faz com que muitas pessoas fiquem em dúvida se podem ou não tomar algum tipo de anti-inflamatório, como o diclofenaco de potássio. O uso desse medicamento também é proibido nestes casos.

A dipirona e o paracetamol são os únicos medicamentos indicados para os pacientes com dengue. Mesmo assim, Kelle lembra que o uso do paracetamol, que em alguns países é proibido, é preciso ser feito com parcimônia e receitado de forma correta por um profissional.

No caso do paracetamol, ele pode causar graves danos hepáticos, especialmente se o paciente estiver com dengue ou febre chikungunya.

Essa situação se agrava porque as pessoas tem o hábito de tomar chás e comprimidos que tenham o paracetamol em sua fórmula e, sem saber, acabam consumindo uma dose acima da recomendada.

Apesar da permissão que a categoria tem em prescrever determinados medicamentos, Kelle destaca que o atendimento por um farmacêutico não substitui, em hipótese alguma, a avaliação médica.

“Com os postos superlotados é normal o pessoal procurar uma farmácia para escapar das filas. Se eu recebo um cliente com quase 40 graus de febre eu indico algo para baixar a temperatura, mas oriento a procurar uma unidade saúde, já que a dengue chikungunya e zika vírus são doenças graves e precisam de acompanhamento médico e realização de exames que comprovem o diagnóstico”, afirma.

Como os sintomas levam em média sete dias para desaparecer, a farmacêutica diz que é normal as pessoas voltarem à farmácia no fim do processo apresentando vermelhidão e coceira, sintomas considerados normais no caso de dengue. Nesse caso, ela diz que não há problema em indicar alguma loção que alivie a coceira.

Palestras – Para orientar a população quanto ao uso consciente de medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia vai realizar uma ação, nesta terça-feira (19), no Bairro Dom Antônio Barbosa, para tirar dúvidas à população, considerada uma das mais carentes da Capital.

“Nossa preocupação é que na região existe um lixão e é comum as pessoas encontrarem medicamentos descartados lá, o que oferece um risco a esses moradores que podem vir a fazer uso deles”, afirma Kelle.

A palestra será realizada na sede do Programa Rede Solidária, do governo do Estado e vai abordar a relação entre os medicamentos com a dengue, zika e chikungunya.

O evento será a partir das 14 horas e tem entrada gratuita. Também será entregue um kit (com número limitado) de repelentes.

Campo Grande News

CRF, Epidemia, Risco, Medicamentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens