Quarta-Feira 03/09/2025 17:50

Em depoimento ao MPF, Mantega atribui a Arno “operacionalização” das pedaladas fiscais

Mundo - Geral - Investigação no inquérito

Foto: ABR

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega atribuiu ao então secretário do Tesouro, Arno Augustin, a “operacionalização” das chamadas pedaladas fiscais, a prática de adiar o repasse de dinheiro do Tesouro para bancos públicos e privados com o objetivo de melhorar as contas públicas do governo. A manobra, adotada durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, fundamenta o pedido de impeachment da presidente. Em depoimento prestado em São Paulo ao Ministério Público Federal, em dezembro, Mantega afirmou: “A operacionalização desses pagamentos era toda feita pela secretaria do Tesouro Nacional, a quem incumbia a negociação com os ministérios”, disse o ex-ministro, segundo o depoimento obtido por ÉPOCA. Mantega admitiu apenas que o atraso de transferência de recursos para o BNDES ocorreu devido a uma "dificuldade operacional de identificar o valor dos subsídios" do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que tinham “taxas e prazos de carência diferentes". "Que essa decisão pelo prazo de 24 meses foi tomada exclusivamente pelo Ministério da Fazenda, conforme autorização legal. Que a primeira Portaria foi assinada pelo declarante e as posteriores por seus substitutos, nos períodos de vacância do cargo.” O ex-ministro, porém, negou qualquer dolo nos atrasos. “Se houve atraso nesses pagamentos, decorreram das dificuldades econômicas. Que eventual atraso, de qualquer forma, não se confunde com operação de crédito. Que não houve intenção de 'maquiar as contas’ nem qualquer intuito eleitoreiro".

Já Arno Augustin, que prestou esclarecimento ao MPF em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, defendeu-se dizendo que era “obrigação do governo honrar outros compromissos (saúde, educação, etc) e não deixar maiores valores positivos nas referidas contas de suprimento". O ex-secretário do Tesouro ainda afirmou que geralmente se esquece que o governo antecipa pagamentos na previdência até hoje, o que gera um impacto negativo bilionário em suas contas, maior até que a própria pedalada fiscal. “A previdência passou a ser paga metade antes do final do mês e outra metade no início do outro mês, diferente da sistemática anterior de pagamento de até o dia 10 do mês posterior. Que essa metade paga anteriormente ao afinal do mês antecipa o valor negativo (de despesa), impactando negativamente o resultado primário. Que esse impacto negativo, da ordem de bilhões, é superior a qualquer resultado negativo resultante das alegadas operações de crédito apresentadas pelo TCU. Que, dessa forma, se fosse a intenção modificar o resultado primário, bastaria voltar à sistemática anterior do pagamento da previdência”, disse.

Tanto Mantega como Arno são investigados no inquérito civil 1.16.000.000992/2015-44. O caso é tocado pelo procurador Ivan Cláudio Marx, procurador da República no Distrito Federal. Além dos dois ex-integrantes da equipe econômica do governo, o subscretário de Política Fiscal do Tesouro Nacional, Marcus Pereira Aucélio, também prestou depoimento ao MPF no ano passado. Ao todo, 17 autoridades e ex-autoridades são suspeitas de terem participado do esquema de antecipação de pagamentos -- que, segundo o TCU, configuram operações de crédito, o que infringe a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O inquérito criminal foi desmembrado em 2015 e enviado à Procuradoria Geral da República (PGR), pois alguns dos envolvidos, como o atual ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, têm foro privilegiado. “Ainda pretendo ouvir os ex-presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, além do Banco Central. Ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto. Quero entender se dentro dos princípios da administração pública, houve uma atuação legítima dos envolvidos nas supostas pedaladas e se há indícios de prática de improbidade administrativa. O desfecho no TCU será importante para a investigação”, diz Cláudio Marx.

No TCU, o julgamento final deverá ocorrer até março deste ano, quando será delimitada a participação de cada envolvido no episódio das pedaladas – e as condenações de cada réu. As punições vão desde multas até a inabilitação para cargo público. No fim do ano passado, o Ministério da Fazenda informou que os pagamentos  pedaladas fiscais somaram R$ 72,4 bilhões em 2015.

Época

Arno, Ministério, Fiscal

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens