Daqui e Dali -- de 8 a 15 jan. 2016
Opinião - Auci Fernandes
2016 COMEÇOU – com muita chuva em todo o Brasil. Que ela lave a lama que se espalhou pelo país durante os últimos anos, que limpe tudo e que as mudanças sejam para melhor; o nosso povo não merece o que vem ocorrendo no campo político e administrativo.
.*.*.*.
A BR 158 – no trecho que passa no Estado de Goiás, da divisa de MS até MT, está um caos; o trecho entre Aparecida do Taboado/Selvíria e Paranaíba entrou em estado crítico depois das chuvas de dezembro e início de janeiro. Espera-se, portanto, que os políticos do âmbito federal, principalmente senadores e deputados, façam as articulações necessárias para a recuperação da BR, antes que o caos vire um estado de calamidade pública.
.*.*.*.
SELVÍRIA – já respira ares de eleição, mesmo com a possibilidade da mudança de partidos tenha sido prolongada para o dia 2 de abril, seis meses antes do pleito. Contudo, os líderes Dodô da Rocha e Acir Kauás ainda são respeitados e ouvidos pela situação e oposição respectivamente. Se confirmada a candidatura a reeleição do prefeito Jaime Ferreira (PSDB), a oposição terá que escolher entre três pré-candidatos um nome para ir para o embate: Dr. Beto Kauás (PSDB), Dr. Fernando Barbosa (PSB) e José Cecílio (PT). O ex-vereador Branco e o vice-prefeito Gilson também são lembrados para disputar a chapa majoritária.
.*.*.*.
JOSÉ DODÔ – que foi prefeito de Selvíria por três vezes, um dos políticos mais experientes da região, disse a este colunista que, em sua opinião, as conversas sobre sucessão devem começar mesmo só depois de março, e que até lá tudo não passa de mera especulação.
.*.*.*.
O VEREADOR – aparecidense Claudinei Paulo da Silva (SD), líder do prefeito Robinho Samara (PR), disse na Câmara de Vereadores, esta semana a este colunista, que acredita piamente na candidatura de Robinho à reeleição. O prefeito ainda não declarou publicamente sua posição, o que dificulta um pouco a leitura do cenário neste princípio do ano. Com ele no páreo, as pré-candidaturas devem minguar muito.
.*.*.*.
MUITAS LIDERANÇAS – também estão colocando o nome à disposição de seus partidos, entre elas: Djalma Furquim (PDT); Vereador Rodrigo Chapéu (PTB); vice-prefeito Reinaldo Queiroz (PSDC); Vereador Gustavo Carvalho (PSDB); Vereador Rogério Ramos, Carlos Batalha e André Alves (PMDB); sargento Vieira (Sem partido) e o presidente da Câmara Luiz Panela (PSC). Pelo andar da carruagem, deve haver muitas composições e, se fosse para apostar, diria que serão no máximo quatro nomes a disputar a prefeitura de Aparecida do Taboado este ano.
.*.*.*.
A PROMESSA – do ex-secretário de Obras e ex-deputado federal Edson Giroto, de prolongar a Avenida Orlando Mascarenhas Pereira até o Anel Viário, com pista de caminhada e iluminação, não vai cair no esquecimento, até porque ele tem muitos discípulos políticos que poderiam cumprir a promessa, que se faz necessária há muitos anos.
.*.*.*.
O CENÁRIO – político na capital do Estado, Campo Grande, não mudou muito. O prefeito Bernal poderá tentar a reeleição, mas, devido aos transtornos da mudança radical da última eleição, Nelsinho Trad (PTB) é um dos nomes preferidos pela população. Contudo, da família TRAD, o nome do deputado Marquinhos também está no páreo, e irá para a disputa quem estiver melhor nas pesquisas. O PMDB assinala ir com o deputado federal Carlos Marun e o PSDB com a vice-governadora Rose Modesto. Outros partidos menores deverão lançar candidatos.
.*.*.*.
PELO ANDAR – da carruagem, os titãs Zeca do PT e André Puccinelli (PMDB) não deverão pleitear a Prefeitura da Capital este ano: a última cartada de ambos deverá ser mesmo em 2018, quando poderão disputar mais uma vez o Governo do Estado ou o Senado da República, uma vez que serão duas vagas. Como em política vale tudo, não se assuste se surgir uma chapa com um deles para o Governo e o outro para o Senado.
.*.*.*.
PARA REFLETIR – após o falecimento do pai... O filho colocou a sua mãe num asilo, e a visitava de vez em quando... Um dia, recebeu uma ligação do asilo, informando que ela estava morrendo... Foi correndo para ver a sua mãe antes que ela falecesse... Perguntou para ela: “O que quer que eu faça por você mãe?” Disse a mãe: “Quero que você coloque ventiladores no asilo, porque não tem, e quero que você compre geladeiras também, para que a comida não estrague; muitas vezes dormi sem comer nada!!” O filho disse, surpreso: “Mas só agora está pedindo essas coisas, enquanto está morrendo? Por que não reclamou antes?” A mãe respondeu triste: “Eu me acostumei com a fome e o calor, mas o meu medo é você não se acostumar quando seus filhos colocarem você aqui, quando estiver velho!”
.*.*.*
Jornal Folha Integração e Jornal Folha de Selvíria
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
Não há eventos no momento.
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,692 |
Euro | 6,448 |
Franco suíço | 6,887 |
Yuan | 0,783 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito