Sexta-Feira 19/04/2024 05:53

Conselho da Telecom Italia e Oi discutem fusão, dizem fontes

Mundo - Comércio e Indústria - Telefonia

Foto: Alessia Pierdomenico/Bloomberg

A Oi iniciou conversas com a rival TIM para uma potencial fusão, com discussões inicialmente focadas em questões de governança, disseram duas fontes com conhecimento direto do assunto.

O Conselho da Telecom Italia, que controla a TIM, e o presidente-executivo da Oi, Bayard Gontijo, estão liderando as conversas, que também consideram possíveis mudanças nas regras da indústria de telecomunicações brasileira que podem favorecer a união, disseram as fontes.

Nenhuma das fontes disse quando as conversas entre o Conselho da Telecom Italia e a Oi começaram. Essas discussões, que não envolveram um eventual valor para uma operação de união das empresas, podem estabelecer as bases para uma proposta final de fusão entre TIM e Oi, disseram as fontes.

Uma terceira e uma quarta fontes disseram que o assessor da Oi no processo, o grupo BTG Pactual, deve apresentar uma proposta de fusão antes do fim de janeiro. O plano incluirá a participação da LetterOne Holdings, do bilionário russo Mikhail Fridman, com uma injeção de até 4 bilhões de dólares na Oi, disseram as mesmas fontes.

O Bank of America Merrill Lynch e o Bradesco BBI são os bancos contratados pela Telecom Italia e TIM para avaliar o negócio.

A Oi e o BTG Pactual poderão contratar mais dois bancos para atuar como assessores e fornecedores de crédito para a operação, afirmou a segunda fonte. Enquanto Oi e BTG Pactual querem que a LetterOne se torne acionista da empresa combinada, a Telecom Italia não vê o envolvimento da empresa russa de investimento como absolutamente necessário, disse a primeira fonte. A LetterOne tem um período de sete meses de exclusividade para o acordo Oi-TIM que expira em maio.

Telecom Italia, Oi, BTG Pactual e LetterOne não comentaram o assunto.

As ações ordinárias da Oi, que recuavam cerca de 3 por cento pouco antes da notícia, reverteram as perdas no ajuste de fechamento e terminaram o dia com alta de 3,66 por cento, a 2,55 reais, enquanto o Ibovespa caiu 2,58 por cento. Já os papéis da TIM fecharam em queda de 2,5 por cento.

A Oi precisa da fusão porque está atrás de suas três principais rivais no mercado de celular, com apenas 18 por cento dos usuários. Gontijo racionalizou as operações da empresa, de forma a reduzir a dívida da companhia, que está em cerca de 35 bilhões de reais. Por outro lado, a Telecom Italia tem permanecido cautelosa quanto à possibilidade de vender ou fundir a TIM, chamada de ativo estratégico que representa até um terço de suas receitas.

Para um analista de banco de investimento que não quis se identificar, é improvável que a Telecom Italia aceite ter uma participação minoritária na empresa que resultar da fusão, uma vez que atualmente controla 67 por cento da TIM.

A rede de telefonia fixa da Oi, maior do país, complementaria a rede de celular da TIM, que é a segunda maior, de acordo com analistas. Juntas, elas operariam 44 por cento das linhas de celular no país, à frente da atual líder, a Vivo, e a Claro, unidade da América Móvil, que têm 29 e 25 por cento do mercado, respectivamente.

APELO 

As discussões preliminares mostram o otimismo entre as companhias sobre a esperada mudança no marco regulatório do setor no país, disseram as fontes. Em outubro, tanto Gontijo como o presidente da Telecom Italia, Marco Patuano, disseram que qualquer potencial esforço para a consolidação dependia de regras mais flexíveis para as concessionárias de telefonia fixa.

O Ministério das Comunicações abriu no fim de novembro audiência pública para tratar do tema. As operadoras querem que as concessões, que requerem alto nível de obrigações para a universalização do serviço fixo, sejam convertidas em contratos de autorização, semelhantes aos da telefonia celular e com menores exigências.

"A remoção desses investimentos poderiam aumentar o apelo da Oi para a TIM, e tornar a transação possível", disse a terceira fonte.

Apesar disso, o caminho para uma mudança no regime de concessão ainda está no início. Uma fonte do Ministério das Comunicações declarou que já foram realizadas 19 reuniões setoriais entre novembro e dezembro para tratar do tema, com a participação de operadoras e organizações da sociedade civil. A consulta pública será encerrada em 15 de janeiro. O grupo de trabalho tem até o dia 27 de janeiro para apresentar propostas para a mudança do regime. Segundo uma fonte no governo federal a par do assunto, a alteração do regime teria de ser encaminhada ao Congresso Nacional.

Considerando que o Congresso deve retomar os trabalhos em fevereiro ainda às voltas com questões polêmicas, como o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff e o processo no Conselho de Ética contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), há muitas incertezas sobre como seria a receptividade de um projeto como esse.

De acordo com a fonte, não haveria condições políticas de enviar esse projeto ao Congresso no primeiro semestre.

Exame

Brasil Telecom, Oi, 3G, Empresas, Telecomunicações, Telemar, Operadoras de celular, Empresas brasileiras, Serviços, Empresas abertas, Empresas portuguesas, Telecom, Setores, TIM, Empresas italianas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens