Vaticano critica capa "lamentável" do Charlie Hebdo
Mundo - Geral - Religião e violência
Foto: Reuters
O jornal do Vaticano criticou o semanário satírico francês Charlie Hebdo por ter retratado Deus como um assassino carregando um fuzil Kalashnikov, e afirmou que a imagem é “lastimável” e um desrespeito aos verdadeiros seguidores de todas as crenças.
A imagem aparece na edição que marca a data de um ano de ataque realizado em janeiro de 2015, quando militantes islâmicos mataram 12 pessoas após invadir a redação do Charlie Hebdo em Paris.
A charge na capa mostra um Deus com raiva, sangue nas mãos e um fuzil nas costas. “Um anos depois, o assassino continua solto”, diz a manchete. O jornal do Vaticano L’Osservatore Romano acusou o Charlie Hebdo de buscar “manipular” a fé.
“Por trás de uma enganosa bandeira de secularismo descompromissado, o semanário francês mais uma vez esquece aquilo que os líderes de todas as fés tem pedido há anos: a rejeição à violência em nome da religião e que usar o nome de Deus para justificar o ódio é uma blasfêmia genuína”, disse o jornal em um breve comentário.
“A atitude do Charlie Hebdo expõe o triste paradoxo de um mundo cada vez mais sensível em relação a ser politicamente correto ao ponto de ser ridículo... mas não quer reconhecer ou respeitar a fé de quem acredita em Deus, independentemente de sua religião.”
O Charlie Hebdo, famoso por suas capas satíricas ridicularizando líderes políticos e religiosos, perdeu vários integrantes de sua cúpula editorial no ataque em 7 de janeiro de 2015.
Após o ataque, o papa Francisco se posicionou a respeito da atitude antirreligiosa do Charlie Hebdo.
“Não se pode provocar, não se pode insultar a fé dos outros, não se pode zombar da fé”, disse ele a jornalistas durante uma turnê pela Ásia. O Vaticano depois emitiu um comunicado no qual afirmou que as declarações do papa não tinham a intenção de justificar os ataques.
Crispian Balmer/Reuters/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito