Quarta-Feira 03/09/2025 17:31

Macri culpa kirchnerismo pelo avanço do tráfico na Argentina

Mundo - Política - Narcotráfico

Foto: Reuters

O presidente da Argentina, o conservador Mauricio Macri, oficializou nesta terça-feira o reforço policial em Buenos Aires, onde a segurança foi uma das principais preocupações de seus partidários na recente campanha eleitoral.

Macri, que nesta semana completa um mês no poder, também se pronunciou sobre o narcotráfico e acusou os governos de Néstor e Cristina Kirchner, dos últimos 12 anos, de terem permitido o avanço do flagelo neste país.

O tema é sensível nestes dias, após a fuga de três sicários de uma prisão de segurança máxima que é acompanhada com atenção pela imprensa, com acusações políticas que atingem governistas e opositores.

Buenos Aires "tem que voltar a ser uma das cidades mais seguras do mundo", disse sobre esta megalópole sul-americana com quase três milhões de habitantes, que soma mais de 14 milhões com seus subúrbios.

Com a transferência da polícia federal à metropolitana, a força de segurança na capital contará com mais de 21.000 efetivos.

"Cada vez que percorríamos o bairro, as pessoas nos diziam 'precisamos de mais segurança'; por isso fomos a esta instância para criar a Polícia Metropolitana", disse Macri, que foi prefeito de Buenos Aires de 2007 até sua eleição como presidente, em 22 de novembro.

A insegurança na capital argentina não está ao nível de cidades como Tegucigalpa ou Caracas, que contam com as taxas de criminalidade mais altas na região, mas nos últimos anos têm sido registradas mais denúncias de roubos violentos que incluem assassinatos.

As estatísticas oficiais de insegurança foram alvo de disputas entre organismos controlados por autoridades federais e municipais de oposição, e no caso de Buenos Aires não há números endossados pelo conjunto das instituições.

Mas um estudo indica que entre 2010 e 2013 os homicídios consumados durante roubos em Buenos Aires passaram de 47 a 25 casos, segundo o Instituto de Investigações da Suprema Corte de Justiça da Nação (CSJN), citado pelo site de verificação de informação pública Chequeado.com.

A força policial da capital estará a cargo do sucessor de Macri na prefeitura, Horacio Rodríguez Larreta, ambos do mesmo partido político, PRO.

"Peço o compromisso do chefe de governo da Cidade de Buenos Aires de voltar a ter estatísticas públicas claras, que permitam ter um mapa do crime, para que mês a mês não tenhamos que estar confiando em sensações ou palavras, mas em estatísticas confiáveis", disse em alusão a sua antecessora, Cristina Kirchner (2007-2015).

Macri, que retomou suas atividades na segunda-feira após 10 dias de férias, evitou se referir expressamente à fuga dos três traficantes que cumpriam condenações à prisão perpétua por um triplo crime em 2008 e que abalou a política local.

Limitou-se a dizer: "lamentavelmente viemos de uma década onde a inação, a incapacidade e a cumplicidade permitiram que eles (os traficantes) avancem como nunca antes", acusou.

AFP/JE

presidente da Argentina, reforço policial, campanha eleitoral, narcotráfico

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens