Domingo 31/08/2025 06:47

Agraer disponibiliza auxílio a piscicultores afetados por chuva em Mundo Novo

Ações Públicas - Produção prejudicada

Foto: Notícias MS

Para auxiliar os piscicultores de Mundo Novo que tiveram a produção prejudicada pelas fortes chuvas que assolam a região Sul do Estado, desde o final de novembro, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) irá disponibilizar 100 toneladas de calcário e 300 horas de operacionalização de máquinas escavadeiras para recuperação dos tanques.

De acordo com o diretor-presidente da Agência, Enelvo Felini, a ação cumpre as determinações do governador Reinaldo Azambuja, por intermédio da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar). “É um pedido dos pequenos produtores que o Executivo Estadual vem atender. O calcário será utilizado na recuperação do pH do solo do fundo dos tanques e o trabalho com as máquinas será no reparo dos tanques que tiveram as estruturas comprometidas com as enchentes”, explica.

Por conta do mau tempo, o rio Iguatemi que banha Mundo Novo chegou a subir quatro vezes mais, o que acarretou não só as enchentes como a liberação de milhares de peixes para o próprio afluente, além da mortalidade de muitos alevinos.

Logo que as chuvas começaram a cair, os produtores posicionaram telas de segurança de 1,2m, de altura, ao redor dos tanques, na expectativa de conter a fuga dos animais. Contudo, o nível da água se elevou tanto que atingiu mais de 1,5 m, o que tornou o uso dos equipamentos ineficaz.

Preocupado com a segurança das pessoas que moram ou trafegam pelas cidades atingidas pelas enchentes, o governo do Estado tomou diversas medidas, ainda em dezembro, para contornar os estragos. Obras que compreenderam a reconstrução de 47 pontes destruídas pelas chuvas, a reforma de mais 54 pontes e a recuperação de 140 vias intransitáveis nas regiões afetadas.

Em Mundo Novo, a data para liberação dos insumos e maquinários ainda não foram divulgadas. Mas a expectativa é de que a ação seja feita nas próximas semanas. “Muitos tanques ainda se encontram alagados o que impossibilita o trabalho. Mas estamos em comunicação com o Município, através de nosso escritório local, prefeitura e Câmara Municipal para que em os trabalhos sejam iniciados o mais rápido possível”, garante Felini.

Prejuízos na produção

Na propriedade do senhor João Andregeski Borke, por exemplo, o nível da água surpreendeu o produtor que mora na região há mais de 20 anos. “Nunca tínhamos visto o Iguatemi subir tanto. Em 2005, ele tinha chegado a subir, mas não tanto assim. Estou desde 1994 nessa propriedade e nunca vi nada igual e tem gente que mora na região desde 1967 que diz que também nunca tinha visto algo assim”.

Segundo Borke, o sítio fica a mais de um quilômetro de distância da margem do Iguatemi. “A preocupação só não é maior porque trabalhamos com peixes já introduzidos na bacia do rio, como o cat fish, tilápia e pacu. Acredito que a gente possa salvar de 20 a 30 por cento da produção, mas os prejuízos podem chegar a 70%”, informa o produtor.

LSilva/Segov MS/JE

piscicultores de Mundo Novo, Agraer, Sepaf, governador Azambuja

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens