Quarta-Feira 03/09/2025 22:13

França abre arquivos de sua colaboração com Alemanha nazista

Mundo - Cidadania - Arquivos acessíveis

Foto: Getty Images

A França fez cair os últimos tabus sobre sua colaboração com a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial ao decidir pela abertura dos arquivos do regime de Vichy.

"Acabamos com o medo do escândalo. Assumimos os fatos. Podemos entender melhor o que aconteceu", aplaudiu o presidente da Associação dos Arquivos Nacionais, Gilles Morin, depois que o governo francês decidiu abrir quase todos os arquivos da polícia e da justiça entre junho de 1940 e julho de 1944.

Durante esse período, a Alemanha nazista ocupou o norte da França, e o marechal Philippe Pétain liderou a zona "livre" a partir de Vichy, uma cidade no centro do país, onde estabeleceu uma política de colaboração com o ocupante, o que levou as autoridades locais a participar nos ataques maciços contra a população judaica.

Essa política causou entre 10.000 e 15.000 mortes e 80.000 deportações de civis, dos quais menos da metade retornou com vida do outro lado do Reno.

Mas ao sair da guerra, valendo-se das ações da resistência liderada pelo general De Gaulle, a França se impôs do lado vencedor, conseguiu um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, participou da divisão da Alemanha...

E o regime de Vichy foi descrito como "um parêntesis", um regime desconectado da República Francesa.

Foi preciso esperar até 1995 para que o governo francês liderado por Jacques Chirac reconhecesse a responsabilidade do Estado na deportação de 76.000 judeus para campos de extermínio nazistas.

"Este tempo passou. As gerações envolvidas na Segunda Guerra Mundial já se foram. Não é mais uma questão política quente, podemos reabrir sem risco", afirma a historiadora Annette Wieviorka.

Foi o atual presidente, Francois Hollande, nascido depois da guerra, que anunciou a abertura dos arquivos em 8 de maio, durante o 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, para combater "as pragas que nos ameaçam: o revisionismo, a alteração da memória, o esquecimento".

Um americano rompeu o mito

Até então era preciso pedir uma autorização, um processo que poderia levar entre 15 dias e seis meses, para ter acesso aos arquivos em questão, explica Wieviorka.

A partir de agora, apenas alguns documentos permanecerão inacessíveis, "aparentemente relacionados com a vida privada", acrescenta.

"No entanto, não devemos falar sobre uma França com arquivos fechados", afirma Denis Peschanski, membro do Centro Francês de Pesquisa Científica (CNRS). "Graças a esses arquivos, foram escritos dezenas de livros sobre a França dos anos sombrios", ressalta.

Não foi o caso da "França de Vichy", um dos livros mais emblemáticos sobre o regime Pétain, que o americano Robert Paxton escreveu graças aos arquivos alemães roubados pelo exército dos Estados Unidos.

Sua publicação, em 1973, revelou a cooperação do Estado francês com a Alemanha nazista, o oposto do mito de um país unido na resistência contra o ocupante.

Os historiadores acreditam que haverá poucas novas revelações sobre o regime de Vichy, dada as numerosas pesquisas publicadas sobre o assunto.

Além do Estado francês, estima-se que entre 150.000 e 200.000 franceses foram "colaboradores" e centenas de milhares de pessoas se "adaptaram" à situação, lembra Denis Peschanski.

Apesar deste avanço, a França segue sem anunciar a abertura dos arquivos das guerras de Indochina e Argélia, que também foram amplamente estudados.

"A desclassificação sistemática é a norma nos Estados Unidos e Reino Unido. Nos países do leste europeu, os arquivos foram abertos rapidamente após a queda do muro [de Berlim]", diz Morin. "Mas na França temos medo da nossa sombra."

AFP/JE

França e Alemanha, arquivos abertos, auxílio aos nazistas, arquivos acessíveis

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens