Segunda-Feira 17/06/2024 08:27

Agraer promove intercambio sobre bovinocultura de leite em assentamentos da reforma agrária

Cultura - Intercâmbio técnico

Foto: Notícias MS

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) realizou no Assentamento Sete de Setembro, em Terenos, o intercâmbio sobre Bovinocultura de Leite. O assentamento existe há seis anos e foi criado pelo Programa Nacional de Reforma Agrária do Governo Federal, por meio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

O intercâmbio técnico e produtivo foi o primeiro evento a ser realizado dentro do Núcleo Operacional Piúva V, composto pelos assentamentos Areias (Nioaque), Piúva V (Dois Irmãos do Buriti), Ouro Branco e Sete de Setembro (ambos de Terenos), estabelecido pelo Incra.

A ideia de promover o evento partiu de uma visita feita pelo coordenador regional de Campo Grande, Paulo Márcio Vieira, às duas propriedades, ao lado do gestor de Desenvolvimento Agrário, Antonino Hypólito Dias Neto.

Os assentados acompanharam passo a passo como as duas propriedades foram se desenvolvendo ao longo do tempo. Primeiramente levantaram-se os anseios produtivos das famílias, logo após foi realizado um planejamento com metas de produção diárias de litros de leite, abordando a composição do rebanho, alimentação na safra com pastagens e na entressafra com cana-de-açúcar. Em seguida, principiou as boas práticas agropecuárias, como recuperação de áreas degradadas e manejo intensivo a pasto.

A primeira propriedade a ser visitada pelos participantes foi o Sítio Fortaleza da família do Sr. Haroldo Barcelos Martins, juntamente com sua esposa Josefa da Silva Martins e sua filha Luciana Martins, todos atuante na atividade desenvolvida, ressaltando que os mesmos trabalhavam em propriedades rurais destinadas a Bovinocultura de Corte, mas com objetivos de desenvolverem atividade leiteira autossustentável no lote.

A família possui rebanho com genética apurada para produção de leite, portanto a alimentação não estava compatível para os mesmos, através da correção da dieta alimentar, foi possível atingir picos produtivos de até 480 litros de leite por dia, mas obtendo uma média anual de 370 litros.

Já na segunda propriedade, filhos de assentados os proprietários da Chácara RW, Elton Carlos da Silva Santos e sua esposa Marta Tobias de Lima, conseguiram dobrar a produção com o mesmo rebanho, sem raça definida, tendendo para a produção de carne.

De acordo com o testemunho do produtor, a produção de leite no verão atingia até 50 litros, no período de estiagem interrompia a produção, pois os animais estavam debilitados pela falta de alimentação adequada. Atualmente, no inverno produz a mesma quantia do verão, no entanto na época das águas alcançou até 120 litros. Fator que contribui para esse aumento de produção foi a resposta do rebanho para a nova dieta alimentar. O rebanho no mínimo dobrou a produção, em alguns casos animais aumentaram a produção de 7 para 20 litros.

Os participantes puderam acompanhar as mudanças ocorridas na propriedade através da apresentação feita pelo gestor Antonino e depoimentos dos anfitriões durante o evento, os próprios compartilharam suas histórias de vida, os sofrimentos e superações até chegar onde estão. Todavia diante dos relatos, os proprietários, participantes e servidores da Agraer se emocionaram com que foi demonstrado.

Em uma propriedade seja ela pequena, média ou grande a atividade leiteira requer muita dedicação. O trabalho com o leite une as famílias que se empenha para fazer sempre o melhor, a Agraer desempenha um papel fundamental a esses produtores, com isso acaba tornando-se indispensável à assistência técnica aos assentados e os resultados deste acompanhamento é o que podemos vivenciar neste intercâmbio.Participaram do intercâmbio os gestores/técnicos/colaboradores/pesquisadores da Agraer: Antonino Hypólito Dias Neto, Paulo Márcio Vieira, José Carlos Gasperoni, Vitor Correa, Danilo Tostes, Fernanda Mattosinho, Vidomar Neto, Alexandre Cabral, Milton Silvestre, Nino Rodrigo, Marisa Heiji, Antonio Heiji, Valdemir Soares, Aldivino Lelis.

Notícias MS/JE

Agraer, Assentamento Sete de Setembro, Bovinocultura do Leite, Incra

Compartilhar faz bem!

Eventos

Não há eventos no momento.

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas
Videos

Não há videos no momento.

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens