Quinta-Feira 04/09/2025 00:22

Desenho animado vira negócio de verdade no Brasil

Brasil - Negócios - Ô Patati...

Foto: EXAME

Geração após geração, as crianças brasileiras cresceram assistindo a desenhos e seriados importados — Tom & Jerry, Chaves, Toy Story e afins. As poucas produções nacionais de sucesso, como Castelo Rá-Tim-Bum e Sítio do Pica-Pau Amarelo, não passavam de valentes intrusas. Mas, de uns anos para cá, os televisores e os tablets da criançada foram invadidos por personagens criados por produtoras brasileiras.

A Rinaldi Produções criou a dupla de palhaços Patati Patatá. A TV PinGuim, o Peixonauta, um peixe que vive fora d’água, e o Show da Luna, série sobre uma garota que adora ciências. A eles se somam a formiga Bob Zoom, da paulista sBusiness, o ruivinho Bita, da pernambucana Mr. Plot, a turma de amigos Os Pequerruchos, da carioca Pequerruchos Produções.

Juntas, as animações brasileiras têm mais de 6 bilhões de visualizações no YouTube. Todas têm um objetivo em comum — repetir o sucesso da Galinha Pintadinha, criada em 2006 pela paulistana Bromélia Produções e que já tem mais de 4 bilhões de visualizações no YouTube.

A intenção de seus criadores, o publicitário Juliano Prado e o administrador Marcos Luporini, era criar uma animação que ajudasse a pagar as contas. No primeiro ano, foram rejeitados por três canais de televisão. Decidiram, então, colocar um vídeo da galinha no YouTube para facilitar as apresentações do personagem nas reuniões. Seis meses depois, o vídeo tinha 500 000 visualizações.

“Foi quando me dei conta do potencial da galinha”, diz Prado. Hoje, eles têm o canal brasileiro mais visto no YouTube, já venderam 2 milhões de DVDs e faturam mais de 200 milhões de reais por ano. 

A estratégia de todas as produtoras é parecida: criar um personagem de sucesso, fazer vídeos que combinem com YouTube e Netflix e depois ganhar com a venda de produtos licenciados. Quem chega mais perto da Galinha Pintadinha é a dupla de palhaços Patati Patatá, que deve faturar 35 milhões de reais neste ano. Seu dono, Rinaldi Farias, começou o negócio interpretando um dos palhaços da dupla — que depois virou personagem de animação. Seus vídeos já foram vistos 400 milhões de vezes no YouTube.

Assim como ele, os empreendedores à frente das outras produtoras chegaram ao mercado meio por acaso. Eles não se formaram em artes audiovisuais, não fizeram carreira no cinema nem na televisão e não são gênios criativos. Produziram desenhos com traços simples, apostaram em canções de domínio público e em roteiros descomplicados.

Suas empresas estão instaladas em escritórios pequenos, com pouco mais de meia dúzia de funcionários. A sede da Bromélia é tão pequena que os sócios não gostam de receber jornalistas por lá. A Rinaldi ainda não tem estúdio próprio. Os sócios da sBusiness ainda dividem o tempo entre o Bob Zoom e uma consultoria de mídias sociais.

Todos eles têm o mérito de ter se antecipado a um mercado que explodiu. Isso aconteceu porque fazer uma animação ficou mais fácil e barato — e também porque a distribuição mudou muito. De um lado, Netflix, YouTube e redes sociais facilitaram a vida das novatas.

De outro, uma lei de 2013 obrigou os canais a cabo a ter 30% de programação nacional e abriu um enorme mercado para as produtoras um pouco mais estruturadas. De lá para cá, os programas brasileiros triplicaram sua presença nos canais a cabo — para 7 000 horas ao ano.

A má notícia, para essas empresas, é que muita exposição nem sempre representa mais retorno. A maior parte das produtoras sofre para pagar as contas. O dinheiro distribuído pelo YouTube é insuficiente, e os contratos com os canais a cabo nem sempre são vantajosos. O faturamento cresce mesmo é com acordos de licenciamento e com a exposição dos brinquedos em redes de varejo — que não têm espaço para tantos novos personagens.

A Galinha Pintadinha, que tem mais de 600 licenciamentos e já garantiu seu lugar nas grandes redes, consegue margem estimada em 10% ao ano. Com dinheiro em caixa, tem planos para chegar a países como França, Alemanha e Japão, e investe 10 milhões de reais na criação de uma nova série para a TV. Enquanto os novos concorrentes brigam para chegar lá, a galinha segue seu voo.

Fabrício Berrnardes/Revista EXAME/JE

animações brasileiras, programação infantil, YouTube e Netflix, Rinaldi Produções

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens