Quinta-Feira 04/09/2025 00:18

Inflação é desafio de Macri ao reformar economia

Mundo - Economia - Problemas econômicos

Foto: Reuters

Há poucos dias na presidência da Argentina, Mauricio Macri enfrenta seus primeiros grandes desafios conforme procura ajustar a combalida economia do país: inflação e recessão.

Em seus primeiros movimentos políticos desde que assumiu o cargo, em 10 de dezembro, o defensor do livre mercado cumpriu suas promessas de eliminar controles de capitais e cortar impostos sobre exportações.

Mas um câmbio flutuante levou o peso a uma desvalorização imediata de 26,5 por cento, tornando produtos importados mais caros, o que vai colocar pressão adicional na inflação, que já está bem acima de 20 por cento.

Economistas esperam que a inflação acelere para 35 por cento em 2016, corroendo o poder de compra dos argentinos e reduzindo o consumo. Eles projetam que a economia vai encolher nos primeiros seis meses do ano, embora seja possível uma melhora se novos investimentos forem estimulados e um peso mais barato ajudar as exportações.

A Argentina sabe que o peso vinha sendo mantido artificialmente sobrevalorizado e muitos acreditam que as medidas eram necessárias, mas mesmo os apoiadores de Macri estão preocupados.

Conforme Macri abandona essas políticas, ele arrisca jogar a economia em uma recessão e provocar insatisfação entre sindicatos de trabalhadores ligados ao partido peronista que ele acaba de tirar do poder.

"Políticas monetária, fiscal e comercial contracionistas praticadas ao mesmo tempo vão gerar uma redução na atividade econômica no primeiro semestre do ano", disse um relatório da corretora Allaria Ledesma and Co., de Buenos Aires.

Macri acredita que uma mistura de políticas pró-negócios e um governo de austeridade vão permitir controlar a inflação e encorajar o investimento de que a Argentina precisa para crescer rapidamente e criar empregos.

Mas no curto prazo ele tem um problema, e pouco espaço para manobras.

As taxas de juros já são altas, desestimulando investimento. E austeridade significa reduzir subsídios e elevações de salários no setor público, duas medidas impopulares.

Os líderes empresariais da Argentina têm apoiado largamente as primeiras medidas de Macri, mas mesmo eles notam que o plano do presidente dependerá de sua capacidade de controlar a inflação e evitar que o câmbio de desvalorize demais.

Reuters/JE

presidência da Argentina, grandes desafios, economia da Argentina, inflação e recessão

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens