Quinta-Feira 04/09/2025 02:04

“Minha prioridade continua sendo segurança”

Brasil - Negócios - Murilo Ferreira, da Vale

Foto: eaesp.fgvsp.br

Murilo Ferreira caminhava para terminar 2015 como o executivo mais poderoso do Brasil. Além de presidir a mineradora Vale, era o presidente do conselho de administração da Petrobras. De setembro para cá, três eventos mudaram radicalmente o cenário – sua saída repentina da petroleira, o acidente com as barragens da mineradora Samarco (cujo controle é dividido entre Vale e a inglesa BHP), e uma queda abrupta do preço do minério de ferro. Ferreira falou com exclusividade a EXAME sobre seus desafios – e disse que, em Minas Gerais, não teria feito nada diferente. A edição de EXAME nas bancas traz um perfil completo de Ferreira.

O senhor sempre falou em foco simplicidade. Agora, tem que enfrentar diversos desafios ao mesmo tempo – preço do minério, Samarco, conclusão de S11D. Qual a prioridade? 

Minha prioridade sempre foi e continua sendo segurança. É isso o que vimos perseguindo desde que assumi a presidência. Eu não começo nenhuma conversa, quando visito as áreas operacionais, sem falar de segurança. Para mim, enquanto houver uma única pessoa machucada não temos direito nem motivo para comemorar.

O senhor tem sido criticado pela reação ao acidente na Samarco. O episódio vai ser uma a mancha em sua gestão à frente da Vale? 

Antes de tudo, precisamos ter certeza sobre o que aconteceu. A partir daí, teremos, com toda certeza, um grande aprendizado. Temos que encarar esse acidente como um grande aprendizado para a indústria da mineração – e eu tenho certeza de que será assim. Ele pode e deve ser uma mola propulsora para que se revejam padrões, se aprenda com o ocorrido e se façam mudanças que não eram necessárias até o dia em que o acidente ocorreu.

É justa a cobrança que a sociedade está fazendo à Vale pelo acidente na Samarco?

Não acho a cobrança injusta. As pessoas têm o direito de cobrar por aquilo que percebem que poderia ter sido melhor, que poderia ter sido evitado. E incomoda muito também porque estávamos absolutamente convencidos de que a Samarco estava fazendo o melhor. Mas agora é hora de agir. E a contribuição da Vale será recuperar a Bacia do Rio Doce, um projeto que já tínhamos começado no ano passado. Eu mesmo visitei o rio, vi a degradação, a falta de mata ciliar, o assoreamento, as nascentes mortas. Infelizmente, o assunto só ganhou senso de urgência a partir do acidente. Mas tenho certeza de que deixaremos como legado a recuperação do Rio Doce, assim como foi feito com o Rio Tâmisa. Este é o nosso compromisso.

Teria feito alguma coisa diferente no episódio da Samarco? 

Não. Estou seguro, como disse anteriormente, que fizemos o que era importante naquele momento: apoiar a Samarco, fornecer recursos, apoio, cuidar das pessoas. As pessoas são a parte mais importante num episódio como este. E nós pensamos nelas em primeiro lugar. Assim como agora é tempo de elaborar os planos de ação para médio e longo prazos.

O senhor topou presidir o conselho da Petrobras em paralelo à presidência da Vale. Acabou saindo sete meses depois. A ida para a Petrobrás foi um erro? 

Não. Tenho por princípio que não adianta apontar o dedo e criticar; os cidadãos têm que colaborar. Foi o que fiz: tentei ajudar. Como percebi que não era possível, por diversas razões, deixei o Conselho. Acho que a Petrobras, mais do que nunca, precisa de harmonia, pois com harmonia, calma e serenidade ela vai achar o seu caminho. Acho que minha saída foi um facilitador para esse caminho.

Lucas Amorim/EXAME/JE

Murilo Ferreira, Vale, eventos radicais, presidente da Vale, Rio Doce

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens