Quinta-Feira 04/09/2025 00:22

SBM pagou US$ 300.000 em propina para campanha de Dilma em 2010, diz delator

Brasil - Ações Judiciais - Nova operação

Representante da empresa holandesa no Brasil, Julio Faerman relatou que o pedido de contribuição para o caixa petista partiu do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, ligado ao PT

(O representante da SBM no Brasil Julio Faerman - Foto: Divulgação / VEJA)

A empresa holandesa SBM Offshore pagou 300.000 dólares em propina à campanha da então candidata à Presidência Dilma Rousseff em 2010.

É o que relata o representante da companhia no Brasil, o lobista Julio Faerman, em depoimento ao Ministério Público Federal, no dia 20 de maio deste ano. O trecho faz parte da denúncia oferecida pela procuradoria do Rio de Janeiro à Justiça contra doze pessoas acusadas de desviar 46 milhões de dólares de contratos firmados entre a companhia holandesa e a Petrobras, de 1997 a 2012.

No depoimento, Faerman afirma que transferiu o dinheiro para uma conta do então gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco, que confirmou os repasses. A transação foi feita em contas na Suíça.

O pedido de contribuição à campanha petista teria partido do então diretor de Serviços da estatal, Renato Duque, que foi indicado ao cargo pelo PT e de quem Barusco era braço-direito. "Nesse pedido de Duque (...) ficou evidente a ligação de Duque com o partido", diz trecho do depoimento. Numa primeira reunião, entre Duque e Faerman, o lobista da SBM recusou o pedido. Num segundo encontro, Barusco o cobrou da doação, ao que, desta vez, foi atendido pelo representante da empresa holandesa. "Diante do pedido, o depoente transferiu 300.000 da sua conta Bienfaire, na Suíça, para conta de Barusco, na Suíça, para conta que não sabe dizer, porque dava as ordens ao banco sem precisar especificar para qual conta do beneficiário iriam os recursos", diz outro trecho do relato.

Pedro Barusco, que também depôs ao MPF, falou sobre o episódio, destacando que a solicitação pelo dinheiro ocorreu quando o tucano José Serra, principal adversário de Dilma nas eleições, subiu nas pesquisas eleitorais de opinião. "Que o depoente esclarece que no ano de 2010, durante a campanha presidencial, quando Serra encostou em Dilma nas pesquisas, foi solicitado por Renato Duque a intermediar o recebimento de uma contribuição de 300.000 dólares para a campanha de Dilma", disse Barusco, em depoimento prestado no dia 26 de novembro de 2014.

Publicidade

Barusco explica que não precisou trazer o dinheiro da Suíça, porque o montante se transformou no que foi chamado de "créditos de propina" - ou "compensação de propinas". Diz o depoimento: "Na verdade o depoente não transferiu 300.000 dólares para a conta de ninguém, simplesmente passando ao PT um crédito em propinas a receber. Que não sabe como esse pagamento teria sido feito ao PT, se no país ou no exterior, se em forma de doação oficial de campanha ou não",

Nova operação - Os doze denunciados pela procuradoria do Rio são alvos da operação Sangue Negro, que assim como a Lava Jato apura um esquema de corrupção na Petrobras. Entre eles, estão o ex-diretor de Internacional da estatal Jorge Luiz Zelada e os executivos da SBM Roberto Zubiate, Didier Keller e Tony Mace, que não são brasileiros, além de Julio Faerman, Pedro Barusco e Renato Duque.

Veja

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens