Sexta-Feira 09/05/2025 18:54

Depois de chuva torrencial, rodovias ficam interditadas e várias cidades afetadas

Estado - Fenômenos da Natureza - Transtornos e Prejuízos

Foto:Divulgação

A cidade de Coronel Sapucaia, distante 395 quilômetros de Campo Grande, ficou duplamente isolada depois das chuvas torrenciais que atingiram a região nesta sexta-feira (4). O rompimento parcial de um aterro sobre o Córrego da Lagoa, próximo a entrada de Amambai, e uma cratera aberta na MS-289, entre as duas cidades, tornou o acesso ao município bem difícil. A erosão também interdita uma das entradas do outro município.

Para chegar a Coronel Sapucaia, os condutores terão que usar estradas vicinais de terra, por meio de fazendas, que segundo o site A Gazeta News, também estão bastante danificadas por conta da chuva, ou prolongar o caminho pela MS-165, que faz parte da chamada “Sul-Fronteira”, e liga as cidades de Coronel Sapucaia a cidade e Aral Moreira pela linha internacional que separa Brasil e Paraguai.

Ainda de acordo coordenadora da Defesa Civil de Coronel Sapucaia, Daniela de Sá, os moradores de Coronel Sapucaia também estão sofrendo com o abastecimento de água. No último sábado (28) a comparta da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), foi destruída pela chuva. Uma equipe emergencial fez um desvio para que água chegasse a cidade, mas segundo a coordenadora, não resolveu o problema. “O problema é que a água sai um pouquinho e já acaba, e agora com essa chuvarada, parou totalmente”, destacou.

Daniela também destacou que com o isolamento da cidade, os moradores já temem ficar sem combustível e alimentação. “Os caminhões não conseguem chegar aqui, e a situação fica cada vez mais critica”, analisou.

O Corpo de Bombeiros acompanhou as chuvas desta sexta-feira (4), e orientou aos moradores próximos do Córrego da Lagoa, que deixassem suas residências. Algumas famílias perderam vários pertences. Uma empresa do ramo de viveiro e beneficiamento de madeira, teve maquinários, casa e barracão arrastados pela força da água. Um trator utilizado na plantação de eucalipto foi levado pelo desmoronamento e retirado do barranco com apoio de equipes da prefeitura.

Além das rodovias, uma ponte sobre o Rio Moroti, que fica numa estrada vicinal há 65 quilômetros de Amambai, desmoronou, e moradores de várias fazendas ficaram completamente isolados.

O site Caarapo News, também relatou os estragos causados pela chuva na região sul, e reforçou que apesar dos buracos da MS -156, entre Amambai e Caarapó, terem se agravada com a chuva, e estarem prejudicando ainda mais a trafegabilidade, a pista está liberada para os condutores.

Segundo o site local, informações divulgas nas redes sociais relatavam que as pontes sobre o Rio Amambai, entre as cidades de Amambai e Caarapó, e Amambai e Ponta Porã, haviam caído ou estavam intransitáveis, foram desmentida pela Agesul, depois que uma equipe técnica avaliou os dois locais e nada de anormal foi encontrado.

Em Dourados, ventos de 60 km/h derrubaram árvores e também um portal em homenagem à colônia Japonesa, instalado na rotatória da rua Toshinobu Katayama com a avenida Weimar Gonçalves Torres, no centro de Dourados. A estrutura se soltou com a força do vento e ficou apoiada em poste de energia.

Conforme o site Dourados News, o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura, Márcio Katayama, esteve no local, com dois caminhões, para que o serviço de remoção fosse realizado. A estrutura deve ser levada para a garagem da prefeitura. No campus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), uma árvore caiu na fiação e deixou o prédio sem luz.

Em Paranhos um trecho da Avenida Airton Senna, que liga o município à cidade Paraguaia Ypejhú, ficou completamente alagado, deixando casas e comércios próximos ao lago municipal no Parque Ecológico Clóvis Bronzim totalmente afetados pelas enxurradas. Segundo informações do site local, em algumas casas a água chegou marcar mais de um metro de altura nas paredes.

Em Campo Grande, a chuva chegou por volta das 17 horas, com bastante intensidade. Até o momento não há registros de grandes danos. A princípio, apenas algumas árvores caíram em regiões isoladas, e durante o temporal, alguns semáforos ficaram intermitentes.

A meteorologista Cátia Braga, do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, Clima e dos Recursos Hídricos de MS), a previsão é de mais chuva para o Estado durante o final de semana, principalmente nas áreas mais afetadas até agora.

Midiamax/RMC

Chuva Torrencial, Desmoronamento, Equipe Técnica

Compartilhar faz bem!

Eventos

Não há eventos no momento.

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,658
Euro 6,373
Franco suíço 6,817
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas
Videos

Não há videos no momento.

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens