Senai desenvolve jogo de tabuleiro voltado para as indústrias sucroenergéticas
Estado - Entretenimento - Jogo
Foto:Divulgação
Em uma época de predomínio das diversões eletrônicas, os clássicos jogos de tabuleiro estão de volta ao mercado e reconquistando cada vez mais interessados no Brasil. De olho nessa tendência e para fixar de uma forma mais lúdica junto aos funcionários das indústrias sucroenergéticas todo o processo de produção do etanol, do açúcar e da bioenergia, o Senai de Mato Grosso do Sul desenvolveu o jogo de tabuleiro “Desafio Sucroenergético”.
Segundo o gerente de tecnologia e inovação do Senai, Lucas Albuquerque Lima, trata-se de um projeto desenvolvido por alunos e instrutores da Agência de Formação Profissional de Ivinhema para participar do Inova Senai, que contribui com a promoção da inovação conceitual e prática durante as aulas dos cursos oferecidos pela entidade.
“O projeto concorreu pela categoria de Tecnologia Educacional, alcançando o 1º lugar na etapa local realizada em 2014 no Senai de Naviraí e o 7º lugar geral na Etapa Estadual de 2015. Os idealizadores fazem parte do curso técnico em açúcar e álcool oferecido pela Agência do Senai em Ivinhema”, detalhou Lucas Lima.
Inicialmente o jogo de tabuleiro foi concebido para auxiliar nas aulas dos cursos técnicos e superiores de açúcar e álcool como uma ferramenta adicional a metodologia teórica. No entanto, conforme o gerente de tecnologia e inovação do Senai, sua aplicação também é adequada para a aprendizagem dos processos sucroenergéticos em indústrias do segmento, com os jogadores respondendo perguntas sobre as etapas de produção para poderem avançar no tabuleiro.
O técnico Alonso Simões, que atua na gerência de tecnologia e inovação do Senai, acrescenta que o jogo de tabuleiro “Desafio Sucroenergético” deu resultado na sala de aula e chamou a atenção das indústrias sucroenergéticas, que solicitaram o produto para utilizar junto aos funcionários. “Nesta semana, uma indústria sucroenergética do Estado de São Paulo iniciou a utilização do jogo de tabuleiro elaborado pelo Senai de Mato Grosso do Sul e a nossa expectativa é que outras indústrias do segmento do nosso Estado também façam a solicitação, pois o nosso jogo já está disponível”, declarou.
O jogo
O “Desafio Sucroenergético” é um jogo de tabuleiro desenvolvido pelo Senai de Mato Grosso do Sul para auxiliar na aprendizagem do processo produtivo de uma usina. Os jogadores devem responder perguntas sobre as etapas de produção do açúcar, do etanol e da bioenergia para poderem avançar, vencendo aquele que chegar no último setor “Geração de Energia” e responder a questão corretamente.
A caixa do jogo vem com um tabuleiro, cinco cartas de cor laranja, que representam o setor de “Recepção e Moagem”, cinco cartas de cor azul, que representam o setor de “Tratamento de Caldo”, cinco cartas verdes, do sestor de “Fábrica de Açúcar”, cinco cartas amarelas, do setor de “Fábrica de Álcool”, cinco cartas cinzas, do setor “Geração de Energia”, dez cartas extras de perguntas e respostas, quatro peões e um dado.
As regras estabelecem que o jogo pode conter o número máximo de quatro e o mínimo de dois participantes e para iniciar todos os jogadores devem estar com os “peões” no setor de “Recepção e Moagem”. O dado deve ser lançado uma vez pelos jogadores, quem obter o maior número será o primeiro e os outros sucessivamente, além disso, o instrutor retira uma carta conforme a cor do setor onde o peão está posicionado, sendo que a carta contém uma pergunta que deverá ser respondida pelo jogador da vez.
Caso o jogador não acerte a reposta, será a vez do próximo jogador responder, caso nenhum acerte, uma nova carta deverá ser retirada, acertando a questão, o jogador poderá prosseguir no tabuleiro, devendo lançar o dado e saltar a quantidade de casas correspondente ao número do dado. Ao passar para o próximo setor, o jogador deverá responder a uma nova questão conforme a carta do setor.
Algumas casas numeradas possuem ações especificas e, ao cair nelas, os jogadores deverão cumprir o que está estabelecido. Na Casa 2, por exemplo, o jogador deve avançar duas casas, enquanto na casa 3 ele tem de voltar para a casa 1 e, na casa 7, deve voltar para o setor de “Tratamento de Caldo” e responder mais uma pergunta.
Já na casa 10 o participante deve voltar para a “Fábrica de Açúcar” e responder mais uma pergunta, sendo que na casa 13 o jogador deve voltar para a “Fábrica de Álcool” e responder mais uma pergunta. Nas casas 5, 8 e 14 o participante deve lançar o dado na próxima rodada e, se o número tirado for 1, poderá lançar novamente o dado e avançar conforme o número tirado, caso contrário passa a vez para o próximo jogador. Vence o jogo quem chegar no ultimo setor “Geração de Energia” e responder a questão corretamente.
Fiems/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,333 |
Euro | 6,223 |
Franco suíço | 6,687 |
Yuan | 0,749 |
Iene | 0,035 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito