Segunda-Feira 03/11/2025 09:22

Camapuã tem 30 nascentes protegidas em programa do Senar/MS

Ações Ambientais - Proteção de Nascentes

Foto:Divulgação

Destaque na criação de bezerro, o município de Camapuã (MS) demonstra que a atividade pecuária pode estar alinhada a ações de preservação ambiental e educacional. Participando do programa de Proteção de Nascentes do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural há pouco mais de dois meses, o sindicato rural do município já conquista a primeira posição estadual, com 30 nascentes protegidas cadastradas na iniciativa.  

O projeto da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e do Senar, iniciado em março deste ano, estima proteger no primeiro ano do programa, mil nascentes em áreas rurais de todas as regiões brasileiras. O objetivo é demonstrar o comprometimento dos produtores rurais em garantir o abastecimento de água no campo e na cidade, seguindo cinco passos simples, porém, importantes: identificar a nascente, cercar e limpar o local, controlar a erosão e replantar as espécies nativas.

Para o proprietário da fazenda Dinastia, Dário Alves de Souza, o programa é uma oportunidade de mostrar o envolvimento da sociedade sul-mato-grossense, quando o assunto é preservação ambiental. “Aqui na minha propriedade já identificamos e cadastramos dois mananciais e acredito que antes do final do ano totalizaremos quatro. Em 2002 fui secretário de Agricultura do município e realizamos um trabalho semelhante no município, por isso me coloco à disposição para ajudar a iniciativa, convocando amigos e vizinhos a participar”, declarou.

Na fazenda Bacuri foram cadastradas quatro nascentes somente na primeira visita. Na avaliação do proprietário, José Carlos da Rocha, o programa tem que ser ampliado para escolas e se tornar um hábito para população. “Gostei bastante da ideia e por isso aceitei participar. No entanto, penso que temos que ampliar esta mensagem de preservação para nossas crianças que aprenderão desde cedo a proteger e cobrar dos pais”, argumentou.

Programa social e educativo – A mobilizadora do sindicato rural, Adriana Lima, explica que o trabalho foi realizado inicialmente com visitas pessoais e divulgação aos associados da entidade. “Criei um cronograma de visitas para conversar com os produtores e explicar como funcionava o programa de nascentes. A recepção foi tão boa que nos motivou a criar outras ações como um concurso de desenho e redação para rede de ensino aqui em Camapuã. Os estudantes do 1º ao 9º ano puderam participar e soltar a imaginação, usando como tema, a preservação de nascentes”, detalhou.

Um grupo de profissionais em educação compôs a júri do concurso, que escolheu dois desenhos e cinco redações pelo critério da criatividade. Os trabalhos serão premiados em evento no próximo dia 29,  às 10h, no Tatersal da Acricam. “Os resultados nos deixaram gratificados. A escola agrícola aqui do município foi um exemplo de proatividade, realizando uma feira de ciências que contou com o ‘Cantinho das Nascentes’”, acrescentou.

Famasul/RMC

Programas, Proteção de Nascentes, Preservação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,398
Euro 6,216
Franco suíço 6,686
Yuan 0,758
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens