NuPeQ UEMS ministra oficina no Instituto Mirim de Campo Grande
Ações Públicas - Instituto Mirim
Foto:Divulgação
Na terça-feira (26), o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em parceria com 16º Proler Teen, ministrou a oficina: “Maurício de Sousa 80 anos”, no Instituto Mirim. A oficina foi ministrada pelas mestrandas Ana Cláudia Figueiredo Amaral, Patricia Damasceno Fernandes e Ketlyn Kelly de Carvalho Ricardo.
Um dia antes do aniversário de Maurício de Sousa, que completa 80 anos hoje (27) de outrubro, o NuPeQ, juntamente com o Proler Teen, homenageou o cartunista, criador da Turma da Mônica. A equipe do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos realizou uma apresentação sobre a vida do cartunista e também sobre os principais personagens: Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Chico Bento, aos alunos do Instituto Mirim.
O Proler – Programa Nacional de Incentivo à Leitura – é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao MINC – Ministério da Cultura. Presente em todo o país desde 1992, o PROLER, através de seus Comitês, organizados em cidades brasileiras, vem se firmando como presença política atuante, comprometida com a democratização do acesso à leitura. O Proler Teen tem a mesma proposta, porém voltada para o público jovem.
De acordo com a integrante do NuPeQ UEMS, Patricia Damasceno, “a Turma da Mônica abrange tanto as crianças quanto os adolescentes. Na nossa oficina trabalhamos com Turma da Mônica Jovem, objetivando a divulgação dos quadrinhos como leitura prazerosa”, diz ela.
No final da apresentação os alunos do Instituto Mirim foram convidados a conhecerem o NuPeQ, criado em 2012, pelo professor Nataniel dos Santos Gomes. O Grupo de Pesquisa trabalha tanto com quadrinhos clássicos quanto a com cultura pop. As reuniões acontecem quinzenalmente na UEMS, saída para Rochedo.
Notícias MS/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito