Quinta-Feira 06/11/2025 15:09

Indígenas de MS anunciam boicote aos Jogos Mundiais

Estado - Esporte - Jogos Mundiais

Liderança guarani kaiowá teria sido assassinada durante conflito em agosto

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom)

Índios guarani e kaiowá de Mato Grosso do Sul anunciaram boicote aos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), evento que junta entre os dias 23 e 1 de novembro, 23 tribos nacionais e ainda grupos indígenas vindos de 22 países, em Palmas, capital do estado de Tocantins.

“Anunciamos que não participaremos deste palco forjado e mentiroso e afirmamos que enquanto esta for a postura do Brasil o único jogo que jogaremos será o de recuperar os nossos territórios e partir para nossas retomadas mesmo que isto custe todas as nossas vidas, já que o país parece assistir calado, da arquibancada, o extermínio dos Guarani e Kaiowá”, diz a moção de repúdio aos jogos e artigo assinado por Egon Heck, do secretariado nacional do Conselho Indigenista Missionário, o CIMI, organismo ligado à Igreja Católica.

Segue o artigo de Heck: “enquanto nós, Guarani e Kaiowá, enfrentamos um verdadeiro genocídio, marcado por ataques paramilitares, assassinatos, espancamentos, estupros e perseguição de nossas lideranças, o governo brasileiro debocha de tudo isso buscando criar folclore para distorcer a realidade e camuflar a real situação dos povos originários”.

No fim de agosto, num suposto conflito com fazendeiros da cidade de Antônio João, região de fronteira com o Paraguai, um índio morreu com um tiro no rosto. Até agora, a Polícia Federal não apurou por completo o inquérito e ainda não se sabe quem matou Simeão Vilhalva, de 24 anos de idade.

A morte ocorreu na fazenda Fronteira, área que tinha sido ocupada semanas antes por um grupo de índios. Vilhalva foi achado morto logo depois que fazendeiros entraram na área com o intuito de promover, à força, a reintegração de posse. Hoje, efetivos policiais, da Força Nacional, entre as quais, cuidam da segurança dentro e aos arredores da fazenda.

A Justiça Federal determinou que a área fosse desocupada perto de um mês atrás, mas a medida ainda não foi cumprida. Fontes policiais disseram que a ordem judicial será cumprida nesta semana.

Dados da Famasul, entidade que cuida dos interesses dos fazendeiros, afirmam que em Mato Grosso do Sul pelo menos 90 áreas estão sob o domínio de tribos indígenas.

Lá em Antônio João, os guarani e kaiowá querem 9,3 mil hectares, território tido como indígenas por determinação do ex-presidente Lula, em 2005. Os ruralistas contestaram a medida, indo a Justiça, onde o caso está emperrado até agora.

Fazendeiros e grupos ligados aos índios aprovam a ideia de se chegar a um acordo caso a União indenize os ruralistas.

A Assembleia Legislativa criou duas CPIs para investigar as motivações dos conflitos: a do Cimi, por suspeitar que o conselho estaria por trás das invasões de terras e a CPI do Genocídio, com a intenção de apontar quem mata os índios.

Correio do Estado

Estado, informativos, esporte, jogos mundiais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens