Domingo 08/06/2025 17:00

Vereadora não tem imunidade e pode ser processada, avalia advogado

Ações Judiciais - Depoimento

Luiza diz que não prestou depoimento para ferir pessoas

(Foto/arquivo: Google Imagem)

O depoimento da vereadora Luiza Ribeiro (PPS) à força tarefa do Ministério Público ainda deve desenrolar vários capítulos. Isso porque muitos citados no depoimento prometem abrir processo contra a parlamentar para que ela prove as denúncias feitas.

Na avaliação do advogado Valeriano Fontoura a vereadora terá que provar as denúncias feitas e não pode, neste caso, nem tentar se defender alegando que tem imunidade parlamentar. “Se ela tivesse feito pronunciamento da tribuna, era discutível ainda a existência ou não da imunidade parlamentar.  O Supremo Tribunal Federal tem se posicionado de maneira divergente. O que ela fez não foi da tribuna. Então, não foi do parlamento. Em hipótese alguma ela está resguardada pela imunidade. Neste caso, pode ser processada por denunciação caluniosa, caso não tenha prova do que ela afirmou”, avaliou.

A vereadora Luiza Ribeiro, por sua vez, não acredita que terá problema por conta do depoimento. Ela justifica que foi convocada pelo MPE para prestar informações sobre o que sabe e fez como depoente e testemunha para auxiliar a Justiça. “Nesta condição não podemos faltar com a verdade. Não é questão de imunidade, mas fazer depoimento para Justiça apurar o crime”, justificou.

Luiza não se arrepende de ter prestado o depoimento, avaliando que não poderia ter outra atitude a não ser de esclarecer o que conhece como verdade. “Trairia o mandato parlamentar que eu recebi e até minha conduta como cidadão, deixando de informar fatos graves que eu conheça, mesmo que genericamente. Não prestei depoimento para ferir individualmente qualquer pessoa, nem para prejudicar suas trajetórias, mas no dever legal de auxiliar a Justiça e cumprimento do meu dever como parlamentar”, finalizou.

A vereadora prestou depoimento de mais de 30 minutos ao Ministério Público, onde relatou possível desvio de verbas no serviço de tapa-buraco e orquestração para cassação de Alcides Bernal. No depoimento ela detalha participação de alguns e chega a classificar os vereadores Chocolate (PP) e Edson Shimabukuro (PTB) como da periferia e manipuláveis.  A reportagem entrou em contato com os vereadores, mas eles não atenderam as ligações. 

 
 

Midiamax

Estado, vereadora Luíza Ribeiro, Ministério Público, depoimento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens