Segunda-Feira 17/06/2024 14:49

A próxima geração dos meios de pagamentos

Brasil - Economia - Meios de Pagamento

Uma das grandes características do mundo conectado e social e que transcenderá para o dia a dia das próximas gerações, principalmente em questões relacionadas às finanças e meios de pagamentos, é que as pessoas vão querer, cada vez mais, realizar suas tarefas por meio de uma mesma interface, num mesmo ambiente.

Por isso, as empresas e instituições financeiras que começam a entender tais necessidades já estão um passo a frente de compreender as novas formas de consumo e as expectativas da clientela das próximas gerações.

Interoperabilidade, conectividade e mobilidade são as palavras de ordem. E para quem trabalha no setor de meios de pagamentos, como eu, e que tem vivenciado essas transformações de perto, sabe que o mercado deve estar pronto para lidar com pessoas cada vez mais criativas, inovadoras, eficientes, multitarefas, com sede de informações e, muitas vezes, com experiência no manuseio das tecnologias.

Em paralelo, pesquisas apontam que somente até o fim deste ano serão vendidos cerca de 35 milhões de smartphones e processadas mais de 28 bilhões de transações eletrônicas e em dinheiro, em todo o globo.

Operações até então impensadas, como fazer um depósito em cheque pelo smartphone, realizar pagamentos por boleto via Facebook, visualizar o saldo e extrato de contas correntes pelas redes sociais e comprar produtos com pagamento em forma de posts no twitter, também tornam-se serviços disponíveis para a população.

Imagine, ainda, que em projetos pilotos de agências bancárias do futuro, os correntistas são recebidos por robôs, todos os comprovantes gerados pelas transações nos ATMs são enviados por e-mail, existem soluções baseadas na interação com Kinect e, inclusive, ambientes protegidos para atendimento, que é realizado por um consultor, onde também é permitido fazer videoconferências com especialistas da área de investimentos.

A maioria dos exemplos citados acima são brasileiros, o que mostra que o País e as instituições financeiras estão atentas a essas movimentações e reunindo esforços para tornar a experiência dos seus clientes cada vez mais interoperacional e conectada.

Ainda assim, os players não podem esquecer que para terem sucesso, precisam analisar e caminhar de acordo com a realidade do País, que possui uma grande parcela da população recentemente bancarizada e que ainda está aprendendo a administrar os cartões de crédito e débito, utilizar o Internet Banking e a biometria, por exemplo.

Essas questões e a avalanche de informações às quais estamos expostos diariamente, ainda geram algumas dúvidas entre os CEOs, CIOs, CFOs e etc., na hora de tomarem decisões sobre as inovações financeiras.

Será que focar na conectividade realmente é o caminho correto? Como fica a segurança da informação e prevenção às fraudes? As grandes empresas e os bancos estão preparados para suportar essa explosão de dados e garantir segurança aos seus clientes?

Uma pesquisa realizada pela ACI Worldwide, em parceria com o Aite Group, este ano, revela que quase todos os entrevistados que foram inseridos no grupo dos ‘Smartphonatics’ (consumidores que mudaram seu comportamento em relação às compras, finanças e pagamentos por conta da adoção dos smartphones, de acordo com o levantamento), esperam fazer pagamentos móveis ou transações bancárias com um dispositivo móvel nos próximos seis meses.

Entre os demais consumidores, aproximadamente metade espera fazer pagamentos móveis e usar seus celulares para atividades bancárias em um futuro próximo.

A ideia de um mundo onde tudo é sensível ao toque e envolto em algum tipo de tecnologia já é uma realidade e parece muito confortável.

Mas para aumentar a segurança do negócio e de seus clientes, todas as transações realizadas devem ser monitoradas e verificadas em relação aos comportamentos normais e fraudulentos, independente do canal, produto ou instrumento transacional utilizado.

As transações de pagamentos móveis também devem ser contempladas neste processo, por mais segura que seja a tecnologia adotada, pois os avanços tecnológicos não deixam de estar, cada vez mais, ao alcance dos contraventores e fraudadores.

Joel Celso Nunes/ComputerWorld/JE

grandes características, mundo conectado e social, dia a dia, próximas gerações

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens