Quinta-Feira 09/10/2025 08:07

Lula presta depoimento voluntário ao Ministério Público Federal do DF

Brasil - Política - Vontade Própria

Foto: IstoÉ Dinheiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta quinta-feira,  15, com o Procurador da República, Ivan Cláudio Marx, para prestar  voluntariamente depoimento acerca do inquérito aberto pelo Ministério  Público do Distrito Federal (MPF-DF) pedindo esclarecimentos a respeito  das palestras e viagens ao exterior do ex-presidente.

"Lula  respondeu às perguntas do procurador e argumentou que os presidentes e  ex-presidentes do mundo inteiro defendem as empresas de seus países no  exterior. Afirmou também que para ele isso é motivo de orgulho",  informou a assessoria de imprensa do ex-presidente, por meio de nota.

Ele  também afirmou que suas palestras estão declaradas e contabilizadas e  que "jamais interferiu na autonomia do BNDES e nas decisões do banco  sobre concessões de empréstimos".

"Quem desconfia do BNDES  não tem noção da seriedade da instituição", afirmou Lula no depoimento.  O ex-presidente disse ainda que jamais interferiu em qualquer contrato  celebrado entre o BNDES e empresas privadas, mas que sempre procurou  ampliar as oportunidades de divulgação dessas companhias no exterior,  com vistas à geração de empregos e de divisas para o Brasil.

Informante

No  início do mês, o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato  no Supremo Tribunal Federal, autorizou a Polícia Federal a colher  depoimento do ex-presidente como "informante" nas investigações do  esquema de corrupção na Petrobras. O pedido para ouvir Lula, feito pela  PF, teve parecer favorável por parte do procurador-geral da República,  Rodrigo Janot, semana passada.

Zavascki também autorizou  os depoimentos dos demais nomes endossados pelo parecer da Procuradoria,  entre eles o dos ex-ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da  Presidência, governo Dilma), Ideli Salvatti (Secretaria de Relações  Institucionais, governo Dilma) e José Dirceu (Casa Civil, governo Lula).

Ao recomendar que Zavascki atendesse ao pedido da PF no  inquérito da Operação Lava Jato, Janot destacou que as novas testemunhas  e o ex-presidente não são investigados. Segundo o procurador-geral, até  o momento não há o que "justifique" a ampliação da lista de  investigados no Supremo.

Apesar de não ser investigado pela  Lava Jato, Lula já foi citado em conversas entre réus e condenados do  esquema de desvios na Petrobras e o instituto que ele mantém em São  Paulo recebeu contribuições financeiras de empreiteiras.

Reunião com Dilma

Depois  de prestar o depoimento espontâneo, o ex-presidente da República, que  está em Brasília desde a quarta-feira, 14, vai se encontrar com a  presidente Dilma Rousseff, no fim da tarde, no Palácio da Alvorada.

Antes  de encontrar Dilma, ele se reunirá com deputados do PT. O  ex-presidente, que também está fazendo inúmeras articulações políticas  em Brasília, tenta evitar que o mandato da presidente Dilma seja  colocado em julgamento pelo Congresso.

O governo também  tenta se reaproximar do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que está  sob ameaça de afastamento do cargo, mas por denúncias de envolvimento  nas irregularidades investigadas pela Lava Jato.

O  ex-presidente quer que os deputados petistas ajudem a fechar acordo com  outros partidos para tentar barrar o processo contra Cunha na Comissão  de Ética, por quebra de decoro parlamentar. Mas o governo tem encontrado  resistências entre petistas, que não querem ajudar o presidente da  Câmara.

Cunha, por sua vez, ameaça colocar em andamento o  processo de impeachment. A interlocutores já alegou que o governo, que  poderia ajudá-lo, não o faz. Ele acusa a Polícia Federal e o Ministério  Público de liberarem o que chama de "informações seletivas" sobre ele.

O  Planalto reage dizendo que não tem controle sobre estes órgãos e a  prova disso foi o vazamento de notícias sobre o filho de Lula. Aliás,  Lula está muito incomodado com as divulgações envolvendo o nome do seu   filho. Ele tem feito muitas reclamações a interlocutores próximos e tem  tentado, a todo custo, se manter afastado de qualquer problema com a  Lava Jato.

Dilma e Lula já haviam se encontrado em São  Paulo, na terça-feira, 13, à noite, quando a presidente fez um inflamado  discurso, em evento da CUT, e atacou os "moralistas sem moral" que  querem ataca-la e chamou de "golpismo escancarado" o "artificialismo" do  impeachment. Depois de inúmeras reuniões em Brasília desde ontem e ao  longo de hoje, Dilma e Lula se reunirão para nova conversa, no Alvorada.

IstoÉ Dinheiro/JE

ex-presidente Lula, Procurador da República, inquérito aberto, MPF-DF

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens