Quarta-Feira 08/10/2025 19:07

Medidas simples podem ajudar a diminuir a conta de energia neste horário de verão”, diz conselheiro do Crea-MS

Estado - Geral - Possibilidade de Economia

(Foto: Divulgação)

Com o início da temporada 2015/2016 do horário de verão, no próximo domingo (18), à 0h, os moradores de Mato Grosso do Sul terão que adiantar seus relógios em uma hora. Iniciado sempre no terceiro domingo de outubro com fim no dia 21 de fevereiro, a estratégia é adotada para minimizar a sobrecarga de consumo durante alguns picos diários, como por exemplo, no final do dia, quando as pessoas chegam em casa e ligam o chuveiro elétrico, a TV e outros equipamentos eletroeletrônicos, aumentando a demanda por energia.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a estimativa de ganhos com o horário de verão supera o patamar de R$ 7 bilhões. Nos últimos dez anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de  0,5%, o que equivale, em todo o período,  aproximadamente ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

O engenheiro eletricista, conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), Edson Delgado, no horário de verão, há um maior aproveitamento da luz natural que faz com que lâmpadas de casas, indústrias, espaços comerciais, ruas e espaços públicos sejam ligadas mais tarde, evitando a sobrecarga do sistema de distribuição de energia.

Com o horário de verão tem início uma boa oportunidade para se reduzir o consumo e auxiliar na diminuição da conta de energia. “Medidas simples, como por exemplo, alterar a posição do chuveiro para o verão, diminuir a frequência de abertura do refrigerador e manter sua temperatura interna constante sempre que possível, utilizar condicionadores de ar com timer e manter seus filtros limpos  são algumas medidas que podem contribuir com a redução do consumo de energia e, consequentemente, da conta de energia elétrica”, alerta

A limpeza periódica dos filtros de condicionadores de ar e também de exaustores de cozinha e umidificadores de ambiente impedem que os aparelhos trabalhem com sobrecarga, consumindo mais energia, além disso, é importante que as lâmpadas incandescentes sejam substituídas por fluorescentes, financeiramente mais acessíveis, ou ainda de LED, que geram uma economia significativa na fatura de energia.

Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sole e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, incentivando também a prática de atividades ao ar livre, como em parques e avenidas. Além do Estado, o horário de verão atinge o Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal.

CREA MS/ Mshoje.com

Estado, destaques, geral, possibilidade de economia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens