Domingo 12/10/2025 23:33

Corumbá inicia pelo Cristo, uma mega ação de combate a vetores de doenças

Saúde - Mega Ação

Foto:Divulgação

O bairro Cristo Redentor recebeu uma grande ação da Prefeitura Municipal de Corumbá nesta quarta-feira, 14 de outubro, quando equipes da Secretaria de Saúde aliada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, além de militares da Marinha e do Exército visitaram residências como parte de um trabalho intersetorial visando o combate de vetores de doenças como a dengue, a leishmaniose e chikungunya. O trabalho acontece paralelo à campanha de vacinação contra a raiva animal.

Uniu-se aos agentes de endemias, a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, que conversou com moradores buscando conscientizá-los sobre os perigos de se acumular lixo em terrenos e quintais, bem como os cuidados básicos ao se armazenar água e com os animais de estimação.

“Nossa intenção é conversar com os moradores com muita delicadeza e paciência para que eles possam compreender que esse lixo que estão acumulando no quintal, traz a doença pra dentro da casa deles e não há remédio para isso. A nossa equipe não tem medido esforços e de sol a sol vem fazendo esse convencimento. O que a gente tem feito é um apelo social para que todos nos ajudem e reflitam”, disse a secretária.

Bom exemplo

Na residência de Rosanil dos Santos, os agentes encontraram exemplos de como se prevenir. A senhora que convive com filho, nora e neto mostrou os jarros de plantas com terra, garrafas com a boca virada para baixo, mostrando que colabora com as ações da Saúde.

“Eu sempre estou verificando as plantas, a caixa de água e até mesmo no terreno ao lado, quando o mato está muito alto, meu filho mesmo limpa para evitar essas doenças. Acho muito bom que a secretária de Saúde venha em nossa casa. A gente só vê pela televisão e quando temos essas pessoas perto da gente, elas demonstram que se importam com a gente”, comentou a moradora.

Em outra residência, o quadro não foi animador. Giovania Rodrigues se surpreendeu quando os agentes encontraram a larva de mosquito Aedes Aegypti em uma de suas duas caixas de água. “Eu lavei antes de ontem as duas, não imaginava que podia ter mosquito aí”, comentou a moradora que foi orientada pela equipe a fazer toda a escovação do fundo e das paredes dos reservatórios para eliminar os ovos que nelas podem se acoplar, bem como vedar qualquer pequeno buraco existente.

Além da remoção mecânica de larvas e focos, o trabalho dos agentes subiu a região de morraria na alameda Maria de Carvalho Lopes onde cerca de 30 famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade e, como consequência, as condições encontradas não foram das melhores.

Além de transportarem nas costas do alto do morro grande volume de carcaças de televisão, fogão, colchão velho e uma infinidade garrafas plásticas, em uma dessas casas, os agentes encontraram até animais peçonhentos. Uma cobra jararaca surpreendeu uma equipe durante a retirada de entulhos do quintal, porém o animal escapou da captura.

Da mesma região, foram retiradas grandes quantidades de ferragens, entulhos e lixos de toda espécie que estavam servindo como criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue e da Chikungunya, além do mosquito flebótomo, transmissor da leishmaniose.

“A Prefeitura está fazendo a parte dela, mas a população é o principal ator desse processo. As pessoas têm que compreender que essa mudança tem que acontecer. Fazer disso um hábito cultural é muito difícil, porém não vamos nos desmotivar, então a nossa presença é para motivar tantos os trabalhadores como a população. Hoje, acompanhando o trabalho dos agentes, eu vejo que as equipes estão indo frequentemente, mas ainda existem pessoas que não estão ajudando, porém não vamos desanimar”, afirmou a secretária Dinaci.

Social presente

O trabalho dos agentes foi reforçado com o olhar de uma assistente social que aproveitou a visita dos profissionais da Saúde para avaliar o grau de vulnerabilidade dessas famílias. Ela detectou que muitas, apesar de apresentarem requisitos para a concessão do benefício, não estão cadastradas em programas sociais pelo fato de desconhecerem o direito ao mesmo.

“Somente uma senhora aqui possuía o Cadastro Único e por isso apresentava uma situação melhor que as demais. A Saúde é um reflexo disso porque não podemos pedir para o cidadão melhorar sua habitação, por exemplo, se ele não possui meios por isso a parceria com a Assistência Social é imprescindível”, explicou Grace Bastos, coordenadora de controle de vetores e endemias do município.

Ela informa ainda que, no final do mês, novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) será realizado na cidade e o resultado será importante para definir o cronograma dessas ações de combate e prevenção aos vetores de doenças endêmicas. 

Prefeitura de Corumbá/RMC

Combate a Vetores de Doenças, Reservatórios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens