Quinta-Feira 06/11/2025 12:08

Reinaldo destaca maior celeridade da justiça com a implantação da Audiência de Custódia no Estado

Estado - Ações Judiciais - Audiência de Custódia

Foto:Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), desembargador João Maria Lós participou na manhã desta segunda-feira (5) da solenidade de Instalação da Audiência de Custódia do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

A instalação da audiência de custódia nas comarcas estaduais tem o objetivo de proceder à oitiva informal do cidadão preso em flagrante delito, ao exame da legalidade da prisão e de sua manutenção, onde o juiz deverá analisar os seguintes aspectos: a ocorrência de indícios de abuso físico e/ou psicológico ao preso, e a necessidade da conversão da prisão em flagrante em preventiva ou da aplicação de outras medidas cautelares diferentes da prisão.

Para o governador Reinaldo Azambuja, esse tipo de programa vai dar mais agilidade nas sentenças, e vai contribuir para resolver os problemas dos presos que estão sob custódia do Estado. “Vamos ter mais celeridade nas ações da justiça, e principalmente, vamos economizar dinheiro público na construção de novos presídios, uma vez que a população carcerária de Mato Grosso do Sul cresceu 50% nos últimos 8 anos”, disse.

Para o presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós, a instalação da Audiência de Custódia no Estado fortalece o conceito de cidadania, principalmente pela diminuição da quantidade de prisões equivocadas. “Esse é um projeto que está sendo implantado em todo o País, e vai contribuir muito para a diminuição do número de prisões equivocadas, além de gerar uma economia de recursos públicos que seriam destinados a construção de novas unidades prisionais e poderão ser revertidos para outras prioridades”, destacou o desembargador João Maria Lós.

Além de participar da instalação da Audiência de Custódia no Estado, o ministro Ricardo Lewandowski recebeu o Colar do Mérito Judiciário, a Ordem Gran Cruz do Mérito Pantaneiro – Cidadão do Pantanal, oferecida pelo governador Reinaldo Azambuja, que dá ao homenageado o compromisso de manter e preservar a fauna e a flora da maior planície alagada do mundo, e o diploma de Visitante Ilustre, oferecido pela sua contribuição à comunidade jurídica.

Para o ministro, a implantação da Audiência de Custódia no Estado traz um grande avanço na questão humanitária, pois isso contribui para a diminuição de pessoas presas que efetivamente não representam perigo à sociedade, gerando economia financeira para o Estado e um aumento de número de vagas nas cadeias para serem ocupadas por presos de grande periculosidade. “Os benefícios econômicos são amplamente maiores que os eventuais ônus financeiros, pois desde a sua implantação em outros Estados do Brasil, mais de 6 mil pessoas que não representam perigo à sociedade deixaram de ocupar vagas em cadeias e presídios, gerando uma economia inicial de mais de R$ 500 milhões aos cofres públicos”, finalizou.

Por fim, as autoridades presentes assistiram a primeira audiência de custódia inaugural, realizada no Plenário Criminal do TJMS. Estiveram presentes no evento o presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado Junior Mochi, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Oliveira, além das demais autoridades civis e militares presentes.

Notícias MS/RMC

Implantação, Audiência, Benefícios Econômicos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens