Quinta-Feira 06/11/2025 10:22

Reinaldo Azambuja destaca importância da discussão ‘de uma lógica regional de desenvolvimento’

Estado - Desenvolvimento - Desenvolvimento Regional

Foto: Chico Ribeiro

O Chefe do Executivo Sul-mato-grossense, Reinaldo Azambuja, que nesta sexta-feira (2) recebeu em Campo Grande os governadores Marconi Perillo (GO), Confúcio Moura (RO), Rodrigo Rollemberg (DF), Marcelo Miranda (TO) e Pedro Taques (MT), para o 4º encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central, chamou a atenção para os ganhos oriundos de uma discussão conjunta de temas comuns aos seis Estados.

“Não tenho dúvida da força que esse Consórcio tem com a comunhão das bancadas federais, reunir os 18 senadores, os deputados federais, e com a união das assembleias legislativas saímos todos fortalecidos na construção de uma pauta de desenvolvimento”, afirmou Reinaldo.

Os seis Estados que integram o bloco já definiram pela criação de um Consórcio Interestadual de Desenvolvimento, que servirá como espécie de gestor de programas e projetos comuns à região e que podem resultar em ganhos e benefícios para a população.

Juntos, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal reúnem (segundo dados do IBGE – 2005) pouco mais de 20 milhões de habitantes, o equivalente a 9,16% da população nacional, com 25% do território nacional (IBGE, 2013).

Para o governador Reinaldo Azambuja, os Estados precisam acrescentar ao Fórum questões mais efetivas sobre logística , o que deve acontecer já na próximo encontro, em Brasília (DF), no próximo mês de novembro.  “Até porque o Governo Federal está discutindo um programa de logística, que as vezes foge de uma lógica regional de desenvolvimento para o país”, pontuou.

A competitividade dos Estados, principalmente na exportação de carnes e grãos, primeiros colocados no ranking nacional, também foi debatida à pedido de Reinaldo Azambuja.

“Hoje o Brasil Central tem sido grande exportador, principalmente no setor de carnes e grãos, precisamos de uma logica sanitária comum. Isso pode ser uma das grandes barreiras de exportação para o futuro. Grandes mercados se abrem ao Brasil e temos sido competitivos neles, mas precisamos muita atenção nesta questão. Houve uma redução drástica de investimento por parte do Governo Federal, e isso acaba empurrando para os Estados a responsabilidade”, frisou o governador.

Além de discutirem ainda a questão tributária regional e nacional, os governadores também debateram pautas de relevância para educação, agronegócio, FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste) e reforma do Estado.

“Essa discussão de um novo modelo de Estado é fundamental para sustentação da Federação. O Brasil é um país federado, mas com grandes distorções. Isso não pode acontecer, e só vamos conseguir esse tratamento igualitário tendo uma pauta de desenvolvimento no país com uma federação de verdade e suas responsabilidades sendo devidamente assumidas por cada parte”, finalizou Reinaldo Azambuja.

Ludyney Moura/Notícias MS/JE

Chefe do Executivo, 4º Fórum de Governadores, ganhos oriundos, temas comuns

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens