Quarta-Feira 08/10/2025 07:11

Contas secretas na Suíça prejudicam mais os países pobres

Mundo - Corrupção - Impacto das Contas

Foto: Thinkstock

Na semana em que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, se viu encurralado pela revelação de contas secretas na Suíça, duas organizações mostraram que o impacto desse tipo de prática vai muito além da corrupção.

Os países mais pobres são os mais prejudicados por contas secretas na Suíça, diz o relatório do Financial Transparency Coalition com o Christian Aid publicado nesta semana.

A conclusão foi feita com base nos detalhes de 100 mil contas do HSBC suíço, vazados em março para um consórcio internacional de jornalistas.

Os países mais ricos tem muito mais dinheiro aplicado lá, mas os recursos de países em desenvolvimento chamam mais atenção em proporção do PIB.

“Porque os totais não são tão grandes, pouca atenção foi dada para o dinheiro de países em desenvolvimento, mas proporcionalmente o Senegal tem três vezes mais no HSBC suíço do que a França e dez vezes mais do que a Alemanha", diz Joseph Stead, assessor econômico sênior na Christian Aid.

No topo da lista dos países com mais recursos secretos em relação ao total de sua economia aparecem outros paraísos fiscais, já que é praxe movimentar recursos por vários deles antes de chegar no destino final.

Havia três vezes mais dinheiro nas contas das Ilhas Virgens Britânicas no HSBC da Suíça do que o país inteiro produz em um ano.

Depois aparecem países em desenvolvimento como Líberia (14,76% do PIB), Líbano (10,82%), Uruguai (5,03%) e Venezuela (3,38%). E isto é só em um banco de um país.

O Brasil é o 82º no ranking, entre Algéria e Bolívia, com o equivalente a 0,31% do seu PIB aplicado secretamente no HSBC suíço.

Veja no mapa - quanto maior a bolha do país, maior é a proporção do PIB encontrada nas contas secretas do HSBC:

Daqui cerca de uma semana, os ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20 devem se encontrar para finalizar novas regras que ataquem o problema da evasão de divisas em nível transnacional.

De acordo com os autores do estudo, o problema é que deve ser celebrado um acordo baseado em reciprocidade: só recebe informação quem também compartilhar.

O que parece justo na teoria vai, na prática, prejudicar os mais pobres - que muitas vezes não tem os recursos necessários para recolher e organizar a informação necessária, mas sofrem mais com a evasão de recursos.

“95% da atividade mundial offshore é em países de renda alta e só 0,05% é em países de renda baixa. O problema claramente é o dinheiro em bancos de países ricos, então é hipócrita que eles se recusem a considerar um período temporário de não-reciprocidade quando os países em desenvolvimento poderiam simplesmente receber informações sobre os recursos de seus próprios cidadãos fora do país. A OCDE está essencialmente pedindo para os países de renda baixa resolverem um problema que não existe", diz Stead.

João Pedro Caleiro/EXAME/JE

Eduardo Cunha, contas secretas na Suíça, impacto além, países pobres

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens