Sábado 11/10/2025 09:51

A base da vida marinha está em declínio — e isto é grave

Mundo - Ciência e Tecnologia - Biologia Marinha

Foto: Wikimedia Commons

Uma nova pesquisa da NASA revela que certas comunidades de microrganismos vegetais que formam a base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos - os chamados fitoplânctons - estão em franco declínio nos oceanos do mundo. 

O estudo, publicado esta semana no Global Biogeochemical Cycles, um jornal da União Geofísica Americana, é o primeiro a examinar as tendências na comunidade do fitoplâncton no longo prazo. E os resultados preocupam.

As diatomáceas, o maior tipo de fitoplâncton, caíram mais de 1 por cento ao ano entre 1998 e 2012 em todo o mundo, com perdas significativas nos oceanos Pacífico Norte, Equatorial e Índico.

Por que isso é importante?

Os fitoplânctons são criaturas clorofiladas e fotossintéticas que retiram dióxido de carbono (CO2) da atmosfera para o seu metabolismo e, no processo, liberam oxigênio para o planeta.

As diatomáceas são especialmente eficientes nisto, por serem maiores do que a maioria dos outros tipos de fitoplâncton. Por tabela, o declínio das populações dessas microalgas pode reduzir a quantidade de CO2 que é retirado da atmosfera, enfraquecendo, assim, o papel dos oceanos no controle do aquecimento global.   

No verão, o fitoplâncton floresce nos mares e é ingerido por diminutos animais do zooplâncton, que, por sua vez, se tornam alimento de peixes, lulas e os quais são presas de peixes maiores e cetáceos com dentes.

Os satélites da NASA podem acompanhar blooms de fitoplâncton (veja abaixo), medindo os níveis de clorofila. Mas os satélites não são capazes de distinguir entre diferentes tipos de plâncton. 

Para ter uma ideia melhor da saúde de cada tipo, os cientistas do Goddard Space Flight Center da NASA combinou dados de satélite com modelos oceânicos complexos que simulam o desenvolvimento de diferentes tipos de algas.

Estes modelos são alimentados com dados atuais sobre as correntes oceânicas e os níveis de nutrientes - dados provenientes de bóias e navios de pesquisa.

A nova análise associa o declínio das diatomáceas à redução na oferta de nutrientes, provocada por mudanças na superfície das águas dos oceanos, chamada de camada de mistura, onde os fitoplanctons florescem, e que pode ter de 200 a 300 metros de profundidade.  

Os cientistas ainda não sabem ao certo o motivo dessas mudanças, mas acreditam que elas possam estar relacionadas às alterações climáticas. 

Vanessa Barbosa/EXAME/JE

nova pesquisa, NASA, microrganismos vegetais, fitoplânctons, franco declínio

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens