Sábado 11/10/2025 03:59

De caiaque, argentinos cruzam o Pantanal com destino à Bolívia

Ações Públicas - Pantanal

Foto:Divulgação

Os argentinos Manuel Rois, 31 anos, Manuel Settimini, 26, e Franco Cacciola, 24, chegaram no final da tarde dessa quarta-feira, 16 de setembro, no Porto Geral de Corumbá após uma longa viagem que já dura mais de 130 dias. O trio saiu de Rosário, na Argentina, em maio deste ano com destino à América Central.

O meio de transporte escolhido por eles é um dos mais populares na região de onde saíram: o caiaque. “Rosário é a capital mundial do caiaque”, garantiu Rios, que é instrutor do esporte na cidade argentina, terra natal de Lionel Messi. Sem nenhum patrocínio, eles seguem o percurso rio acima com a ajuda das pessoas que encontram pelo caminho.

“Na semana passada pegamos um temporal entre Forte Coimbra e Porto Esperança. Nos abrigamos em uma fazenda até o tempo melhorar. Até fizemos amizade com um búfalo de lá. O animal mais parecia um cachorro de tão domesticado”, lembrou Settimini. A solidariedade dos ribeirinhos foi bastante elogiada pelos argentinos, que ficarão em Corumbá por aproximadamente uma semana.

Cada um dos caiaques tem capacidade para até 800 litros de carga. Comidas não perecíveis, três panelas pequenas e um fogareiro de uma boca garantem a alimentação dos viajantes. A água geralmente é a do rio mesmo. “Só no começo fizemos a purificação da água para bebermos porque o rio lá é muito poluído. Aqui ele já é bem mais limpo”, contou Cacciola.

Em média eles remam 30 quilômetros por dia. Por causa do forte calor das últimas semanas, o trio optou por seguir entre as noites e madrugadas. “O dia mais quente em Rosário deve ser como mais frio daqui”, brincou um dos aventureiros. Em Corumbá, eles deixaram os barcos no estabelecimento de Seo Orlando, um bancário também apaixonado pelo caiaque.

“Eu participei das duas edições do Pantanal Extremo e este ano eu vou de novo”, garantiu o empresário, que aluga caiaques para os praticantes do esporte. “Ontem eles jantaram comigo e conversamos bastante sobre essa viagem deles. É incrível, uma verdadeira aventura. Subir o rio não é nada fácil”, comentou Orlando.

Após o período de descanso, o trio seguirá a travessia do Pantanal até a Bolívia. Nesta quinta-feira, eles estiveram no Centro de Informações Turísticas do Porto Geral de Corumbá, instalado na sede da Fundação de Turismo do Pantanal, onde se informaram melhor sobre a região e conseguiram, com a ajuda de funcionários da Prefeitura, localizar amigos que possuem na cidade.

“Eles são os típicos turistas de aventura, que planejam sua viagem por um longo período de tempo, escolhem rotas onde a natureza e a cultura são constantes e onde a resistência física é continuamente testada. Por onde passam, consomem as "coisas" do local: cultura, gastronomia e serviços”, avaliou a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Corumbá, Hélènemarie Dias Fernandes.

“Assim como os argentinos, outros turistas de aventura cruzam a nossa região, seja pela atratividade do Pantanal ou pela estrutura segura da nossa fronteira, tanto por terra, água ou ar. A presença constante desse público em nossa região, confirma as nossas chancelas de Portão Internacional de entrada e saída de turistas estrangeiros no Brasil e na América do Sul, melhor destino de observação da vida selvagem e principal destino de Turismo de Aventura do Pantanal”, finalizou Hélènemarie.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Turistas, Estrangeiros, Observação, Vida Selvagem

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens