Quinta-Feira 06/11/2025 05:26

Comissão Especial acompanha negociações da Cesp e defende TAC

Estado - Ações Públicas - Negociações

Foto:Divulgação

Dezenas de pessoas se reuniram quinta-feira passada (10/9), na Secretaria de Educação de Anaurilândia, município à 367 km de Campo Grande, para discutir a situação das cerca de 70 famílias do Assentamento Aruanda, que estão desassistidas desde que foram reassentadas há 17 anos.

Os moradores da localidade têm tido dificuldades para garantir o acesso a serviços básicos, entre eles escolas, ônibus e posto de saúde. As famílias foram reassentadas em decorrência da construção da usina hidrelétrica de Porto Primavera, instalada pela Companhia Energética do Estado de São Paulo (Cesp).

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que preside a Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa para acompanhar o acordo final das indenizações aos municípios impactados com a construção da usina hidrelétrica de Porto Primavera, e que no evento representou a Assembleia Legislativa, ressaltou a necessidade da assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para acelerar a resolução do problema.

“Essa audiência é um passo importante e o TAC é uma alternativa a uma ação tramitando na Justiça. O Termo de Ajustamento de Conduta pode obrigar a Cesp a cumprir com suas obrigações mais rapidamente. Os assentados têm uma série de necessidades que precisam ser atendidas e a Cesp tem que se responsabilizar pelo problema que ela criou. Estamos aqui para dar respaldo ao trabalho do Ministério Público Estadual”, falou o parlamentar.

Conforme o presidente da Associação dos Moradores do Assentamento Aruanda, Moacir Oliveira de Souza, os pequenos produtores não querem mais pertencer ao município de Anaurilândia. “Somos bataguassuenses e queremos pertencer a Bataguassu. Estamos há 17 anos sendo humilhados. Não somos obrigados pagar por um erro político. Se não houver a mudança territorial, vamos entrar com uma ação na Justiça para resolver essa situação”, destacou.

“Bataguassu vai assumir as responsabilidades e cuidar dos moradores do assentamento. A solução mais justa é a união dos dois municípios e com o apoio da Assembleia Legislativa fazermos a mudança territorial dentro da lei. Queremos atender os filhos da nossa terra e vamos lutar para isso”, falou o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina.

“Estou há dois anos no comando da prefeitura e neste período sempre procurei atender os moradores, apesar da localidade ficar à 70 km de distância do município. Ouvimos a população do assentamento e 100% das famílias querem a mudança territorial para Bataguassu. Sou favorável à mudança desde que tenha a anuência da população. Essa problemática não é culpa das prefeituras, mas da Cesp”, salientou o prefeito de Anaurilândia, Vagner Guirado.

De acordo com o promotor de Justiça de Anaurilândia, Allan Thiago Barbosa Arakaki, o objetivo da reunião foi ouvir a população e levantar elementos que possam ajudar na elaboração de um TAC ou para uma ação judicial. “Garanto que haverá prosseguimentos em relação a essa audiência. Uma resposta será dada à sociedade”, disse.

Representando à Cesp, Franciso Pereti afirmou que a empresa sempre agiu de acordo com a lei. “Temos todos os documentos que comprovam que parte da Fazenda Aruanda estava localizada nos municípios de Bataguassu e a outra parte em Anaurilândia. Ninguém foi enganado, inclusive a compra da área teve a aprovação da maioria da população local. Hoje, estão atribuindo à Cesp responsabilidades por serviços como educação e saúde que não são de competência da empresa, mas do Poder Público”, finalizou.

Usina – A construção da usina causou graves impactos ambientais e sociais na região de Brasilândia, Três Lagoas, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Anaurilândia, Batayporã e Selvíria. O Estado já foi indenizado em outras duas oportunidades, ocasião em que a Assembleia Legislativa teve papel fundamental, fazendo uma articulação entre o governo, Ministério Público Estadual e a Cesp.

Os parlamentares analisaram as negociações e a situação processual junto ao Governo do Estado em função de danos ambientais causados aos municípios e moradores após a construção da usina. Outro ponto será quanto às indenizações aos municípios prejudicados com os impactos causados.

De acordo com a comissão, a Justiça já bloqueou os recursos da Cesp no valor de aproximadamente R$ 300 milhões, porém o montante total em indenizações poderá chegar aos R$ 500 milhões. A comissão foi criada após requerimento apresentado pelo deputado estadual Amarildo Cruz, dia 25 de fevereiro deste ano. Além de Amarildo, compõem a comissão os deputados Angelo Guerreiro (PSDB), Beto Pereira (PDT), Eduardo Rocha (PMDB) e Marcio Fernandes (PTdoB).

Assembléia Legislativa/RMC

Comissão Especial, Negociações, População, Responsabilidades

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens