Terça-Feira 14/10/2025 02:07

Mato Grosso do Sul é líder nacional em esclarecimentos de homicídios

Estado - Ações Policiais - Homicídios

Foto:Divulgação

Dos estados brasileiros, Mato Grosso do Sul é o que mais esclarece homicídios, com índice de 69,7%. Em Campo Grande o esclarecimento de crimes com resultado morte é ainda maior e chega a 73%. Dados do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) apontam que a média nacional de elucidações de assassinatos não ultrapassa a casa dos 30%.

Motivo de orgulho, os percentuais são comemorados pela Polícia Civil, instituição responsável pela investigação dos homicídios, que são apurados a partir da instauração dos Inquéritos Policiais (IP). O titular da Delegacia Especializada de Homicídios, delegado Márcio Shior Obara diz que o índice é resultado da integração entre as forças, desprendimento e dedicação dos policiais.

“Este não é um trabalho exclusivo da Delegacia Especializada de Homicídios, mas também das delegacias de área e especializadas, Setor de Investigações Gerais, perícia criminal e Polícia Militar que também prende muitos autores em flagrante”, enfatiza Obara, lembrando que são encaminhados para a Homicídios aqueles crimes que não foram esclarecidos pelas outras unidades.

Diretora do Departamento de Polícia da Capital (DPC), ao qual está subordinado o Setor de Investigações Gerais (SIG), a delegada Sidnéia Catarina Tobias, explica que o percentual de elucidação dos crimes foi impulsionado nos últimos tempos pela forma como vem sendo conduzido o processo, desde o registro da ocorrência até a prisão dos acusados, passando antes disso pela capacitação dos policiais.

“Quando um crime é comunicado via CIOPS (Centro Integrado de Operações Policiais) de imediato comparecem ao local a Polícia Militar, uma equipe do SIG, composta por investigadores e delegado plantonista e peritos criminais, que preservam o local, buscam vestígios e de imediato iniciam as investigações a partir dos primeiros levantamentos”, esclarece a delegada.

Segundo a diretora do DPC as investigações são ininterruptas, iniciam no local do crime e só terminam com a prisão dos autores, e, mesmo que determinada ocorrência seja encaminhada para outra unidade policial, a quem cabe a responsabilidade do esclarecimento, continua sendo trabalhada e acompanhada pelos policiais do SIG.

Tirocínio

Atualmente são inúmeras as ferramentas utilizadas na elucidação de crimes, mas da química e física próprios da perícia, vestígios deixados no local do crime, que segundo a Polícia Civil “fala” mais que muitas testemunhas, o mais antigo e mais eficaz na opinião da grande maioria dos investigadores é o bom e velho tirocínio policial.

Cláudio da Natividade Pereira integra a competente equipe de investigadores do SIG de Campo Grande. Dos crimes que já ajudou a esclarecer e dos autores que prendeu, perdeu as contas e diz que os policiais do Setor de Investigações Gerais, que muitas vezes chegam aos locais antes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mais que levantar informações, utilizam o “faro” policial para identificar suspeitos.

“É muito importante preservar a cena do crime, pois ela fala muito sobre as circunstâncias, a vítima e principalmente sobre o autor, e quando chegamos ao local o primeiro passo é levantar informações, puxar os antecedentes da vítima, relacionamentos e parentescos o que  na maioria das vezes faz com que a gente saia do local com o suspeito preso, ou no mínimo qualificado”, afirma o investigador.

Os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mostram que o índice de esclarecimentos vem aumentando e o número de homicídios, caindo. De janeiro a agosto deste ano a queda em Mato Grosso do Sul foi de -6,4%, com 294 mortes em todo o estado, contra 314 no mesmo período do ano passado. Em Campo Grande a redução foi ainda maior e ultrapassou -22% em comparação com o mesmo período do ano passado, com 63 homicídios.

Notícias MS/RMC

Homicídios, Esclarecimentos, Redução, Ultrapassagem

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens