Segunda-Feira 13/10/2025 23:51

Centro-Oeste é o ‘Maracanã do agronegócio’, mas falta de liderança política freia o setor

Estado - Agronegócio - Setor

Foto:Divulgação

O Centro-Oeste é o Maracanã onde será jogada a final da Copa do Mundo da alimentação. A associação do agronegócio com o futebol foi feita pelo embaixador especial da FAO para as cooperativas, o ex-ministro, Roberto Rodrigues, durante o painel ‘Entraves para a Competitividade da Agricultura do Centro-Oeste’, o primeiro da 3ª Bienal dos Negócios da Agricultura - Brasil Central, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS.

Porém, para o especialista, a falta de liderança política freia o desenvolvimento do País e do setor. “Não temos liderança no País, seja no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário”, destacou o palestrante para uma plateia de 1,7 mil pessoas, composta por produtores rurais, acadêmicos e profissionais de áreas relacionadas ao setor e de lideranças políticas e do agronegócio.

“A presidente Dilma Rousseff perdeu a credibilidade, terceirizou a economia e hoje estamos à deriva”, salientou Rodrigues, enfatizando que apesar do crítico cenário, o Brasil faz parte de um grupo seleto de países com grande potencial econômico. “Em 2014, o setor respondeu por 24% do PIB – Produto Interno Bruto, 30% dos empregos e 43% das exportações”.

Arrancando aplausos da plateia, Rodrigues falou da responsabilidade que o País tem de garantir alimentação a médio e longo prazo. “Até 2020, a produção agrícola mundial tem que crescer 20% para não haver fome mundial. No Brasil, o volume produzido tem que aumentar 40% para garantir a segurança alimentar e, consequentemente, a paz mundial”.

Em 25 anos, a produção agrícola brasileira cresceu 234%, enquanto que a área avançou 50%. Apenas no Centro-Oeste, o volume de grãos produzido aumentou 523%. “A agricultura brasileira é a mais sustentável do Planeta, com investimentos em tecnologia e pesquisa. Para o Brasil voltar a crescer, falta estratégia que contemple a logística, entre outros fatores”.

O palestrante Samuel de Abreu  Pessoa, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, doutor em Economia pela USP – Universidade de São Paulo, também participou do painel e falou sobre as causas da crise econômica que afetam o País. “Durante quatro anos, o Governo Federal foi empurrando problemas estruturais da economia para baixo do tapete”, salientou o economista que acredita que este ano o PIB deve cair 2,6%. Para o próximo ano, a previsão de redução é de 0,5%.  

O painel foi moderado pelo presidente da Famato – Federação da Agricultura e Pecuária de MT, Rui Prado, e teve como debatedor o presidente da Aprosoja Brasil – Associação dos Produtores de Soja, Almir Dalpasquale. O segundo painel tratará o tema ‘Importância da Pesquisa, Ciência & Tecnologia e Inovação da Agricultura’.

Sobre a Bienal - A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. A vitrine do agronegócio vai mostrar as potencialidades do setor no Centro-oeste, considerado o eixo do agronegócio. É realizada a cada dois anos, rotativamente nas capitais dos Estados do Centro-oeste. A primeira ocorreu em Goiânia, a segunda em Cuiabá e agora é a vez da capital sul-mato-grossense. A Bienal é organizada pelas federações de agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Mato Grosso (Famato), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF).

A Bienal tem patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Monsanto, Bayer, Dow, Basf, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e OCB Centro-Oeste - Organização das Cooperativas do Brasil.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de MS, da Aprosoja/MS, da Fundems - Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Fundect - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, da Abrass - Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, do Sicredi e do Banco do Brasil.

Famasul/RMC

Exportações, Agricultura, Crise Econômica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens