Sábado 11/10/2025 07:26

MS comemora 9 anos da Lei Maria da Penha e cria Coordenadoria das Delegacias da Mulher

Estado - Ações Públicas - Lei Maria da Penha

Foto:Divulgação

Em 7 de agosto de 2006 era sancionada a Lei Maria da Penha, um marco na luta de enfrentamento à violência contra mulheres. Nove anos depois, dentre as várias mudanças promovidas pela lei, está o aumento do rigor das punições e a proteção mais eficaz para mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica e familiar. Nesta sexta-feira (7), a subsecretária Luciana Azambuja Roca, da pasta de Política Públicas para Mulheres, ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), esteve na Casa da Mulher Brasileira, com o diretor geral da Polícia Civil, Roberval Cardoso, que anunciou a criação da Coordenadoria das Delegacias de Atendimentos à Mulher de Mato Grosso do Sul.

Na presença da delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Roseli Molina, e das demais delegadas,  o diretor Roberval Cardoso justificou que a Coordenadoria vai humanizar ainda mais o trabalho nas delegacias e  integrar os atendimentos de forma a melhorar o atendimento e oferecer um serviço de melhor qualidade à população.

A subsecretária das Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, reforçou o empenho e parceria com as Delegacias do Estado. “Fazemos um trabalho em conjunto que segue três pontos, a prevenção, proteção e repreensão. Trabalhando de forma integrada e transversal vamos a cada dia aprimorar os atendimentos e ações de prevenção à violência”, disse Luciana.

Outro ponto destacado no encontro de hoje, foi a migração da DEAM do centro para a Casa da Mulher Brasileira. “Antes tínhamos dois locais em funcionamento o que dificultava em termos administrativos. Com a migração podemos dar um melhor suporte para os atendimentos e agilizar os tramites de processos, que agora ficam concentrados num único local e que, foi totalmente elaborado para atender à vítima de violência, que é a Casa da Mulher Brasileira. Isso facilita muito a administração interna e o encaminhamento da ocorrência”, ressaltou o delegado.

Desde a sua inauguração em fevereiro deste ano, a Casa da Mulher Brasileira, já realizou cerca de 19.500 atendimentos. Mulheres que procuraram a Delegacia da Mulher somam mais de 6.300. Segundo a delegada titular da DEAM, Roseli Molina, isso mostra o avanço da Lei Maria da Penha. “Atualmente as pessoas se sentem mais seguras em denunciar porque sabem que a lei vai ser cumprida. Hoje a Delegacia da Mulher somam 38% do volume de todos os atendimentos das demais Delegacias da Capital, ou seja, uma grande demanda que precisa ser suprida, por meio de socorro imediato e atendimento humanizado”, destacou Molina.

A lei alterou o Código Penal brasileiro e possibilitou que agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. Esses agressores também não podem mais ser punidos com penas alternativa.

A legislação aumentou o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos, e ainda prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida e filhos.

Mobilização – Ainda na manhã desta sexta-feira, as técnicas da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), realizaram uma abordagem de sensibilização no centro da Capital. Na praça Ary Coelho foram entregues panfletos informativos sobre os direitos das mulheres, contendo o número 180 do Disque Denúncia. Trabalhadoras do comércio, profissionais liberais, autônomas e agentes do serviço público foram amplamente abordadas durante a sensibilização.

Disque 180 – Importante ferramenta de denúncia, o 180, criado em 2005, serve de canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o País (a ligação é gratuita).

Ele é a porta principal de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha, e base de dados privilegiada para a formulação das políticas do governo federal nessa área. Em caso de violação dos direitos da mulher, denuncie.

Notícias MS/RMC

Mobilização, Sensibilização, Violência

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens