Quarta-Feira 05/11/2025 14:53

O novo alvo da Rússia: camisinhas

Mundo - Economia - Medidas Russas

Foto: Thinkstock

A Rússia continua empenhada em aprofundar seu isolamento.

Nesta terça-feira, o Ministério de Indústria e Comércio sugeriu restringir a importação de vários produtos médicos de países estrangeiros.

Na lista estão ligaduras, próteses ortopédicas, incubadoras, máquinas de ultrasom e raio X, desfribiladores, máscaras, e contraceptivos como camisinhas, de acordo com agências de notícias locais.

Armênia, Bielorrússia e Casaquistão, membros da União Econômica da Eurásia junto com a Rússia, seriam exceções.

O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse que o Kremlin "não pensou sobre o assunto", segundo informações da agência RIA Novosti.

De acordo com o jornal Pravda, o ex-oficial sanitário Gennady Onishchenko diz que a restrição pode disciplinar os russos na sua escolha de parceiros sexuais e ainda melhorar a situação demográfica do país.

A Rússia perdeu centenas de milhares de habitantes todos os anos entre 1995 e 2008. Desde então, a tendência se reverteu graças ao fluxo de imigração e taxas de nascimento mais altas - mas não se sabe até quando isso vai continuar diante da crise econômica.

Vadim Pokrovsky, chefe do centro de combate à AIDS no país, disse à agência Interfax que restringir a importação de camisinhas estrangeiras não faria grande diferença porque elas já são caras demais para a maioria da população. No entanto, as locais não são tão confiáveis.

E a Rússia não está tendo sucesso no combate à AIDS. O número de infectados no país subiu de 500 mil em 2010 para 930 mil agora; no espaço de 5 anos, pode chegar a 2 milhões.

A aliança do governo de Vladimir Putin com a Igreja Ortodoxa também não ajudou, diz Pokrovsky. Foram bloqueadas iniciativas comprovadamente eficazes no combate à doença em outros países, como educação sexual nas escolas, inclusão de minorias sexuais e programas de redução de danos do uso de drogas.

Contexto

Na semana passada, Putin assinou um decreto ordenando a destruição de alimentos que tenham entrado no país em violação das restrições estabelecidas há cerca de um ano.

Um mercado negro surgiu no país desde agosto de 2014, quando a Rússia proibiu por um ano a importação de alimentos de Estados Unidos, União Europeia, Austrália, Canadá e outros países. 

A proibição foi uma resposta às sanções estabelecidas por estes países para pressionar e punir a Rússia por causa da anexação da Crimeia e o suporte aos grupos separatistas no leste da Ucrânia.

As sanções e a queda dos preços do petróleo causaram desvalorização forte do rublo e colocaram a Rússia em uma recessão ainda mais profunda do que a brasileira, com a pobreza atingindo níveis críticos e inflação acima de dois dígitos.

João Pedro Caleiro/EXAME/JE

Rússia, aprofundamento do isolamento, Ministério da Indústria e do Comércio

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens