Quinta-Feira 06/11/2025 03:09

Itália resgata mais de 300 pessoas em mais um naufrágio

Mundo - Segurança Pública - Resgate Marítimo

Foto: Reuters

As autoridades italianas resgataram hoje (6) 381 imigrantes em mais um naufrágio ocorrido 24 quilômetros ao norte de onde ontem (5) um outro barco tombou na costa da Líbia, no mar Mediterrâneo. Dos imigrantes resgatados, 55 eram mulheres e 26, crianças.

A maioria dos passageiros é proveniente da Síria, Bangladesh e África subsaariana. Todos foram resgatados pelas Guarda Costeira italiana, que estava na região para participar de operações de busca do naufrágio ocorrido ontem.

Equipes ainda estão procurando sobreviventes do acidente ocorrido na costa da Líbia com uma embarcação que levava cerca de 600 pessoas.

Até o momento, foram retiradas do mar com vida 373 pessoas. As autoridades encontraram 25 corpos, mas o número de vítimas pode aumentar.

De acordo com testemunhas, o barco tombou porque os imigrantes tentaram pular no mar quando avistaram uma embarcação de resgate da Marinha italiana.

Cerca de 188 mil pessoas chegaram às costas europeias através do Mediterrâneo e mais de dois mil imigrantes morreram desde o início do ano na travessia do Mar Mediterrâneo, informou nesta semana a Organização Internacional para as Migrações.

A Comissão Europeia pediu hoje aos países-membros que não se limitem a lamentar cada novo naufrágio no Mediterrâneo e que tenham a coragem de tomar ações concretas para evitar mais tragédias.

“Do que precisamos, neste momento, é da coragem coletiva para passar das palavras a atos concretos, caso contrário as palavras soarão ocas”, diz uma declaração comum assinada pelos representantes da comissão: o vice-presidente, Frans Timmermans; a alta representante para a política externa, Federica Mogherini; e o comissário para as Migrações, Dimitris Avramopoulos.

“A migração não é um tópico popular ou agradável. É fácil chorar em frente da televisão quando assistimos a estas tragédias. É mais difícil levantar-se e assumir responsabilidades”, acrescenta a nota.

Horas antes do naufrágio na costa da Líbia, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, voltou a criticar a passividade dos países-membros da União Europeia (UE), instando-os a agir e admitindo recuperar os planos para um acolhimento obrigatório de cerca de 40 mil migrantes e refugiados.

“Os ministros, ao contrário dos cidadãos, têm a obrigação de agir. Fizemos uma proposta que ia longe, apesar de modesta diante do problema. (…) Os países-membros não nos seguiram (…). Se não chegarmos lá numa base voluntária, teremos de reconsiderar a proposta da Comissão”, disse Juncker em entrevista à agência France Presse.

Na declaração conjunta de hoje, os três representantes da Comissão sublinham que a União Europeia tem trabalhado intensamente para prevenir as tragédias no mar e evocam a estratégia proposta em maio e que começa agora a ser aplicada.

“Triplicamos os recursos dedicados ao salvamento e resgate no mar, o que permitiu resgatar mais de 50 mil pessoas desde 1º de junho”, afirmam.

“Não há uma resposta simples, nem única, para os desafios que a migração coloca. Nem nenhum país-membro pode resolver eficazmente a migração sozinho. É claro que precisamos de uma abordagem nova, mais europeia”, afirmam Timmermans, Mogherini e Avramopoulos.

Agência Brasil/JE

autoridades italianas, imigrantes em naufrágio, tombo do barco, resgate marítimo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens