Quinta-Feira 06/11/2025 13:12

Com propriedade invadida há quase um ano, produtora fica sem fonte de renda

Estado - Geral - Fonte de Renda

Foto:Divulgação

“Você dorme cheia de sonhos e acorda no meio de um pesadelo”. A afirmação da produtora rural Maria Helena Vanzella encerra o drama de quem, da noite para o dia, teve os planos interrompidos pela invasão da área que cultivava grãos, quando um grupo de indígenas da etnia Guarani Kaiowá despejou a família da propriedade, localizada em Coronel Sapucaia, no dia 24 de setembro de 2014.

A propriedade arrendada por Maria Helena era a principal fonte da renda da família e tinha recebido muitos investimentos pouco tempo antes da invasão. Contabilizando o que perdeu com a ação dos indígenas e o que deixou de ganhar por não poder ter colhido nada durante esse período, o prejuízo ultrapassa a casa dos R$ 2 milhões, afirma a produtora. Impedida de cultivar, a família busca ajuda pra recuperar o prejuízo financeiro e abalo emocional.

"Investimos na terra, que antes era pasto, para iniciarmos o cultivo de grãos. Gastamos com adubo, equipamentos, agricultura de precisão, caprichamos muito na pintura da casa e tudo foi por água abaixo", lamenta a produtora que arrendava as terras das propriedades Guapey e Barra Bonita.

Maria Helena destaca que há quase um ano ela tenta resolver o problema de sua propriedade junto à Justiça mas até o momento nada foi resolvido. "Todas as portas se fecham para nós", lamenta. Segundo a produtora, logo após a invasão o juiz do município concedeu a reintegração de posse da propriedade, mas a mesma ficou vigente por seis meses sem ser cumprida pela Polícia Federal. Até ser suspensa pela Justiça.  "Hoje eu espero a Justiça de Deus, não a do homem.

A produtora também lamenta a situação dos indígenas invasores que, em sua avaliação, estão abandonados pela Funai - Fundação Nacional do Índio e pelas entidades que deveriam atender os seus interesses. "De nada adiantou invadir minhas terras. Lá, eles passam fome, passam necessidade. Ficam no frio, na chuva, à mercê da natureza. Eles pedem comida aos produtores vizinhos e, inclusive, para os que têm propriedade invadida".

No dia 14 de julho deste ano, durante a reunião com José Eduardo Cardozo, ocorrida em Brasília, a produtora rural fez um desabafo comovente sobre a condição de sua propriedade rural, localizada em Coronel Sapucaia.

"Eu quero que o senhor veja a situação nossa, o que nós estamos passando. Lá é corredor de drogas, nós vemos índios alcoolizados 24 horas, nós vemos índios drogados 24 horas. O senhor sabe o que um drogado, um alcoolizado faz. Ele não pensa. É isso que eu quero que vocês tomem providência. A situação está feia. Eu sou uma mãe de família, trabalhei a vida inteira para criar os meus filhos", ressaltou a produtora.

Durante o encontro, que contou com a presença de lideranças políticas, rurais e do presidente da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Maria Helena reclamou ao ministro os seus direitos de propriedade. "Eles têm o seu direito, mas nós também temos em uma terra que não é área indígena (...). Eu não aguento mais isso, pedir socorro e clamar em portas que nunca se abrem".

De acordo com os dados do Famasul, atualmente, Mato Grosso do Sul tem 91 propriedades rurais invadidas por indígenas. Recentemente, a situação se agravou no Estado, após a ação ocorrida em três propriedades rurais de Aquidauana. Especificamente em Coronel Sapucaia, são seis propriedades invadidas.

Famasul/RMC

Propriedades Invadidas, Lideranças Políticas, Avaliação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens