Segunda-Feira 22/07/2024 17:36

Como aumentar a produtividade dos colaboradores em tempo de crise?

Brasil - Opinião - Gestão Eficiente

(Jenifer Terra*)

Gestores apontam caminhos para aumentar a produtividade da equipe em tempo de crise e gerar mais resultados para a empresa.

Timidamente, mas já comprometendo planos pessoais e a segurança do que foi conquistado, os profissionais já sentem as consequências da crise. A instabilidade financeira dos dias atuais acaba despertando incertezas e preocupações que podem influenciar as relações familiares e no ambiente de trabalho.

Em meses na qual as demissões ultrapassam 23% comparado ao último trimestre, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as empresas e os profissionais precisam se adaptar à nova realidade do mercado, mantendo seu quadro de funcionários enxuto e criando estratégias que gerem mais resultados.

Mas como se adaptar às mudanças econômicas? O que é preciso entender e fazer para manter seus colaboradores produtivos? Jenifer Terra, Gestora da DígithoBrasil, empresa de desenvolvimento de softwares localizada em Campo Grande/MS, explica que um dos principais pontos a ser trabalhado é o engajamento da equipe através de objetivos claros e auto-organização. Especialista em Gestão 3.0, um recente movimento de mudança na área de gestão, Jenifer esclarece que oferecer um propósito claro com autonomia para a tomada de decisões, deve ser um processo natural dentro de qualquer organização. “Dessa forma conseguimos maior envolvimento da equipe com as suas atividades e consequentemente com a empresa gerando grande comprometimento com o trabalho que está sendo desenvolvido e principalmente com os seus resultados”, diz a gestora. Este tipo de processo deve ser diluído em toda a empresa, partindo de gestores que tenham uma visão colaborativa, inclusiva e com liberdade para tomada de decisão.

Apresentado por Jurgen Appelo, no livro Management 3.0, este modelo de gestão tem como principal foco a redefinição do conceito de liderança, onde o trabalho colaborativo facilita a conquista de objetivos e a manutenção da satisfação do colaborador no processo e na empresa. Por meio de novos conceitos e ideias relativas a motivação do time e a auto-organização, a Gestão 3.0 torna a tomada de decisão descentralizada e prepara o gestor para intervir no sistema, criando ambientes favoráveis para a conquista de melhores resultados.

Um dos caminhos apontados para estimular este envolvimento é o aumento da autonomia das equipes, que tem como consequências a entrega de melhores resultados para o cliente, a formação de novos líderes, o aumento da participação dos colaboradores, a diminuição da rotatividade e uma maior aceitação dos valores da corporação. Em tempos de instabilidade, empresas que construíram este alicerce, saem na frente.

A incorporação de conceitos como empoderamento (“empowerment”) e auto-organização permite que o profissional se conheça melhor e se desenvolva de forma mais rápida e favorece a ampliação de vínculos entre os colaboradores, a gerência e a direção que, com o auxílio de feedbacks contínuos e outras práticas, passam a ter percepções mais claras e uma maior confiança no trabalho individual e naquele realizado pelos setores.

Reestruturações operacionais, como a redução de custos e a identificação de novas oportunidades, podem não ser particularmente eficazes se não houver engajamento daqueles que realizam o trabalho e que conhecem o dia a dia do negócio e do cliente. Além do aumento na produtividade, os investimentos em práticas que motivem a equipe, muitas vezes, resultam nas inovações e soluções necessárias para a superação dos tempos de crise.

Investir na formação da equipe, é com certeza um grande aliado, no entanto vale lembrar, que este tipo de construção se dá a longo prazo.

Sua empresa está preparada?

(*Jenifer Terra - Gerente de Negócios na empresa DígithoBrasil)

MShoje.com

Brasil, Gestão eficiente, aumento de produtividade, produtividade da equipe

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens