Terça-Feira 04/11/2025 03:43

Viver bem ou viver mais? Economista critica a racionalidade

Mundo - Comportamento - Irracional ou Racional...?

Foto: Facebook

Pense nas pessoas que você conhece: provavelmente não será difícil pensar em exemplos de hábitos e comportamentos ineficientes, autodestrutivos ou simplesmente burros.

No entanto, a teoria econômica clássica é baseada na ideia de que os atores no mercado estão constantemente medindo custos e benefícios para obter sempre o maior nível possível de felicidade ("utilidade", no jargão econômico).

Claro, os economistas sabem que as pessoas não são perfeitas, e o próprio campo soube explorar seus limites. A economia comportamental, por exemplo, estuda como fatores emocionais, sociais e neurológicos afetam as decisões e os mercados. 

Em 2002, o Prêmio Nobel de Economia foi para Daniel Kahneman, um psicólogo, junto com o economista Vernon L. Smith. Robert Shiller, vencedor em 2013, é famoso por "Exuberância Irracional", um livro sobre o tipo de euforia que causa bolhas no mercado financeiro.

Ainda assim, o básico da teoria clássica resiste com a ideia de que pode tomar algum tempo, mas a irracionalidade é sempre eventualmente varrida pela própria dinâmica do mercado. 

Elyès Jouini, vice-presidente da Universidade Paris-Dauphine, discorda. Em um trabalho com Clotilde Napp publicado recentemente pelo Journal of Economic Theory, ele cria um modelo econômico que leva em conta a persistência da irracionalidade.

A ideia básica: ser irracional pode ser muito divertido e prazeroso, e nem todos os atores prezam em primeiro lugar pela própria sobrevivência a longo prazo.

Nascido na Tunísia, o professor de 50 anos chegou a ser ministro do país no segundo governo de transição pós-revolução, em 2011. Por e-mail, ele explicou para EXAME.com o que está tentando mostrar:

EXAME.com - O campo econômico abraça a ideia do agente racional, mas uma pessoa comum desconfiaria. Como explicar e superar essa divisão?

Elyès Jouini - De fato, quase todos os modelos desenvolvidos nos últimos 50 anos estão baseados nesta suposição. Todos os agentes seriam racionais na medida em que tem expectativas corretas sobre o futuro e são capaz de atualizar suas expectativas de forma eficiente toda vez que recebem novas informações.

Por outro lado, a literatura psicológica e mais recentemente, a economia comportamental mostraram que indivíduos tipicamente não são racionais e exibem uma série de inclinações bem documentadas (excesso de confiança, otimismo contra o pessimismo, etc).

Aqueles que defendem o modelo então dizem que os indivíduos até podem não ser racionais, mas tudo funciona como se fossem por 3 razões:

A primeira é que os agentes irracionais são eliminados pelo mercado - porque agem de forma errada e então perdem todo sem dinheiro e poder de mercado. Então o modelo funciona no longo prazo.

A segunda é que os irracionais deveriam ver que os racionais tem mais sucesso, imitá-los e se tornarem também racionais. A terceira é que mesmo com agentes irracionais no nível individual, eles são racionais na média.

EXAME.com - Mas se o modelo diz que os atores irracionais tendem a ser eliminados pelo tempo, porque isso não acontece?

Jouini - Mas isso acontece, pelo menos quando a diferença é apenas de crenças. No entanto, alguns autores mostraram que pode levar mais de 100 anos, o que significa que o processo de eliminação não é efetivo na nossa escala de tempo.

No nosso trabalho, mostramos que ser eliminado não significa ter menos sucesso. Atores irracionais podem ter um nível mais alto de bem-estar ao longo da vida, mesmo se essa vida for mais curta devido à sua eliminação.

Isso cancela o segundo argumento lá em cima: se os agentes irracionais são mais felizes que os racionais, não há razão para o primeiro imitar o segundo.

EXAME.com - O seu trabalho diz que "há situação quando os agentes irracionais podem continuar irracionais de forma racional". Pode dar algum exemplo?

Jouini - Isso acontece quando os agentes irracionais estão em número suficiente para ter um impacto em preços de mercado e quando este impacto é vantajoso para eles. Então eles não terão razão para imitar agentes racionais. Ao fazer isso, eles são de certa forma racionais pois esta é a atitude que dá a eles maior felicidade.

EXAME.com - Por que o trabalho se chama "Viva rápido, morra jovem"? Ele pode dizer algo sobre as mortes trágicas e prematuras por comportamentos autodestrutivos?

Jouini - O título é uma metáfora: não estamos falando de morte real e sim da eliminação do mercado. Mas ela dá algumas pistas sobre a questão que você citou. Estamos apenas dizendo que a duração da vida não é um valor em si; o que importa é a felicidade que você obtém dela.

Vidas mais curtas podem ser mais recompensadoras do que vidas mais longas. É meio óbvio, mas muitos economistas esquecem este simples fato. De forma similar, argumentam que agentes irracionais deveriam aprender e convergir para a racionalidade, mas aprender a verdade não é necessariamente um objetivo em si. É um valor só se levar a mais bem-estar, e esse não é sempre o caso.

EXAME.com - Mas as políticas públicas parecem conduzidas pela ideia de que felicidade é viver mais tempo e da forma mais saudável possível. Sua pesquisa desafia esta noção?

Jouini - Deveríamos reformular esta frase como "viver de forma saudável o quanto for possível". A duração isoladamente não é um objetivo. Economistas da saúde e médicos sabem muito bem disso e pensam em termos de anos ajustados à qualidade de vida e não ao calendário.

João Pedro Caleiro/EXAME/JE

teoria econômica, fatores humanos, decisões e mercados, irracionalidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,358
Euro 6,169
Franco suíço 6,626
Yuan 0,752
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens