Domingo 12/10/2025 23:13

Yellen diz que espera alta de juro, mas mostra cautela

Mundo - Economia - Situação Estadunidense

Foto: Reuters

A chair do Federal Reserve, Janet Yellen, disse nesta sexta-feira que espera que o banco central norte-americano eleve a taxa de juros em algum momento deste ano, mas indicou fortemente suas preocupações de que os mercados de trabalho dos Estados Unidos continuam fracos e que mais trabalhadores podem ser encorajados a voltar ao mercado com crescimento mais forte.

Em discurso alertando sobre o cenário dos trabalhadores e sobre alguns dos riscos internacionais que surgiram, Yellen não deu pistas diretas sobre se ela prevê mais de uma alta do juro durante as quatro reuniões remanescentes do Fed em 2015.

Ela disse esperar que a economia cresça de maneira estável pelo resto do ano, e que isso permitiria ao menos que o Fed avance com a primeira elevação da taxa de juros em quase uma década.

"Espero que seja apropriado em algum momento mais tarde neste ano dar o primeiro passo para elevar a taxa de juros e assim começar a normalizar a política monetária", disse Yellen em discurso ao City Club of Cleveland, um grupo cívico que patrocina palestrantes de alto escalão.

"Mas quero enfatizar que as trajetórias da economia e da inflação permanecem muito incertas ... vamos observar cuidadosamente para ver se há uma melhora contínua nas condições do mercado de trabalho, e precisaremos estar razoalvemente confiantes de que a inflação voltará a 2 por cento nos próximos anos."

Apesar da melhora nos últimos anos, ela afirmou que os mercados de trabalho continuam desalinhados, com altos níveis de trabalho de meio período e taxas fracas de participação.

A baixa taxa de desemprego "não captura totalmente a extensão da ociosidade", disse ela. "Acredito que um número significativo de indivíduos ainda não estão procurando emprego pois percebem uma falta de boas oportunidades de emprego e que uma economia mais forte atrairia alguns deles de volta à força de trabalho".

As declarações de Yellen vêm menos de uma semana antes de ela comparecer perante o Congresso dos Estados Unidos para o depoimento bianual a parlamentares, e conforme o Fed se aproxima da provável decisão sobre elevação dos juros.

Esta é uma medida que terá implicações globais, colocando o Fed em trajetória separada dos bancos centrais da Europa e do Japão, que continuam combatendo crises econômicas, e que potencialmente irá tirar capital de economias em desenvolvimento.

Segundo as projeções econômicas individuais divulgadas por autoridades do Fed na reunião de junho, havia uma divisão quase empatada entre aqueles que esperam apenas uma elevação dos juros neste ano --e que assim podem estar preparados para aguardar mais tarde no ano para aumentar a taxa-- e entre aqueles que preveem duas altas e desejariam agir mais cedo.

A posição de Yellen é incerta, e sua influência como chair provavelmente será crucial na decisão final.

Autoridades do Fed parecem ter montado o palco para a elevação inicial já em setembro. Porém, eventos recentes --o colapso do mercado de ações na China e a confusão na Grécia em particular -- levantaram novas preocupações sobre como a economia mundial pode afetar o crescimento dos EUA. Investidores agora acreditam que a primeira elevação não é provável até o ano que vem.

O Fed tem mantido a taxa de juros perto de zero por quase sete anos para sustentar uma economia que sofreu a pior crise desde a Grande Depressão. O crescimento estável e a criação de empregos agora colocaram a economia no que muitas autoridades do Fed acreditam ser quase o pleno emprego.

Embora provavelmente vá levar anos para que o Fed gradualmente retorne a taxa de juros para níveis mais normais, o passo inicial tem atraído atenção desproporcional como um símbolo de que o Fed está pronto para declarar que a crise acabou.

Yellen disse que sente que o passo inicial terá um impacto pequeno, e que o Fed elevará a taxa de juros apenas gradualmente a partir deste ponto.

Yellen afirmou que concorda que o início lento do ano provavelmente foi resultado de fatores temporários, como preços baixo de petróleo minando os investimentos no setor de energia dos EUA, e o dólar em alta aumentando o preço internacional de produtos e serviços dos EUA.

No entanto, ela disse também que a economia enfrenta obstáculos que podem segurá-la, desde o mercado imobiliário com desempenho ainda fraco à crise não resolvida na Grécia.

Reuters/JE

chair do Federal Reserve, situação dos mercados, cenário dos trabalhadores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens