Quinta-Feira 09/10/2025 16:57

Ecoturismo, aventura e a pesca fortalecem a vocação turística de Corumbá

Turismo - Economia

Foto:Divulgação

Férias, Pantanal cheio e a alta temporada de pesca esportiva aquecem a economia do turismo na região de Corumbá, que em 2014 registrou um crescimento de 4,5% do seu fluxo turístico. Foram 214.000 turistas no ano passado, desses 50 mil turistas vieram praticar a modalidade pesca esportiva e cerca de 30.000 o ecoturismo e a aventura na Estrada Parque Pantanal e nos Polos Turísticos – Porto Morrinho e Albuquerque.

A expectativa da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, e dos empresários que trabalham diretamente com o setor nas regiões turísticas, é que esse número se mantenha positivo e crescente, a partir do trabalho conjunto realizado pelo Conselho Municipal de Turismo de Corumbá e a Prefeitura.

Para Vanildes Sório Neves, proprietária do Hotel Sonetur situado na Estrada Parque Pantanal, no Polo Turístico do Porto da Manga, a expectativa de receber turistas esse ano é maior pela possibilidade de acesso fácil ao seu estabelecimento.

“Turista ama água e a minha pousada está localizada em uma área de planície alagável. Dependendo dos níveis de água a cada cheia, o acesso pela estrada fica difícil. Porém esse ano, o pico da cheia não foi tão alto possibilitando mais o acesso desses turistas”, explica Vanildes.

A empresária ainda comemora a chegada de grupos que vem diversificando o perfil de quem busca a Estrada Parque Pantanal, como os 40 bikers que chegarão em agosto, a partir de Campo Grande, em busca de aventura.

Luiz Carlos Castro, proprietário da Pousada Lontra – Pantanal, que já realiza atividades de pesca esportiva, aventura e ecoturismo (cavalgada, safári, flutuação, canoagem) reforça o time dos que estão investindo no segmento do ecoturismo no Pantanal.

Segundo o proprietário do empreendimento, que aposta no ecoturismo e aventura no Pantanal de Corumbá, “o futuro do Pantanal é o turismo ecológico. Até o fim do ano, meu novo empreendimento será focado no público que consome o turismo de uma maneira consciente e sustentável.”

Sobre a pesca esportiva reforça: “acreditamos na pesca esportiva como segmento consolidado e principal atividade turística, mas esse estímulo de inserir cada vez mais o turista no mercado consciente, também é uma tarefa que deve partir dos empresários do setor”, pontua Luiz Carlos”. O novo negócio está em fase de conclusão com mais de 60 leitos. A inauguração está prevista para dezembro desse ano.

No Polo Turístico de Porto Morrinho, com a entrada do período de férias escolares, a empresária do setor hoteleiro da região, Odila Gonçalves, confirma a crescente busca pela região, com aumento significativo no período de férias.

“Já tenho 70% de apartamentos preenchidos até outubro. Nesse período de férias escolares, a demanda de jovens acompanhados dos pais é grande”, confidenciou.

A empresária Joice Carla Santana Marques, proprietária de empresa de turismo Joice Tur, que opera há mais de 15 anos com pacotes exclusivos de pesca esportiva em barco-hotel no Pantanal de Corumbá, também está apostando na diversificação da oferta turística da sua empresa.

Segundo ela, “o turismo de pesca esportiva já é solidificado. O nosso novo desafio é inserir e consolidar o turismo ecológico através do nosso cruzeiro no Pantanal, uma proposta rica e inovadora que propõe um novo viés. A expectativa é que isso cresça, e começaremos com essa nova modalidade turística agora nesse segundo semestre”, revela a empresária.

A pesca esportiva é uma modalidade de turismo importante para o município de Corumbá, uma atividade com destino reconhecido nacionalmente que movimenta a nossa economia, garante emprego e renda para a população que trabalha nos cruzeiros fluviais, nas pousadas e hotéis urbanos e rurais.

“A diversificação da oferta que temos visto com novos modelos e empreendimentos estimulará a diminuição da sazonalidade no período de defeso, atraindo cada vez mais turistas para a cidade, onde todos ganham”, explica Hélènemarie Dias Fernandes.

Turismo de Pesca Sustentável

Os empresários do turismo da pesca esportiva da região do Pantanal de Corumbá estimulam a conservação e o turismo sustentável, uma das principais características do ecoturismo. De acordo com os empresários, já há alguns anos, o pescador esportivo que não leva nenhum exemplar do peixe recebe um desconto da empresa, o que incentiva à pesca consciente e sustentável no Pantanal. “Estamos sempre estimulando o pesque-e-solte ao turista. Esse trabalho é feito articulado entre a maioria dos empresários que atuam na região”, relembra Vanildes.  

Prefeitura de Corumbá/RMC

Oferta Turística, Empreendimentos, Economia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens