Quinta-Feira 03/07/2025 12:15

Papa pede aos católicos compromisso e respeito aos imigrantes africanos

Mundo - Geral - Mundo

O papa Bento XVI pediu neste sábado aos católicos italianos e aos políticos "um forte compromisso frente a grande chegada" de imigrantes africanos, enfatizando a necessidade de garantir o respeito a seus direitos inalienáveis.

Peço-lhes que sejam generosos, receptivos e solidários, escreveu em mensagem por ocasião da XIV Assembleia da Ação Católica Italiana.

Tantos homens, mulheres e jovens entram em contato com o nosso mundo, o qual conhecem superficialmente e dele têm imagens ilusórias. Eles precisam manter vivas sua esperança e dignidade. Necessitam de pão, trabalho, liberdade, justiça e paz, e que tenham reconhecidos seus direitos inalienáveis de filhos de Deus", assinalou o pontífice.

"Também precisam de fé, e nós podemos ajudá-los no que diz respeito às suas convicções religiosas, através de um intercâmbio livre e pacífico, acrescentou.

Como parte deste intercâmbio, Bento XIV convidou os católicos a oferecerem aos imigrantes a simplicidade, a franqueza, o entusiasmo e a beleza da fé cristã.

O papa também fez referência à política mundial, evocando o papel dos vários católicos envolvidos, num momento em que surgem relatos de xenofobia na Itália por ocasião da crise no norte da África, que provocou o desembarque de milhares de imigrantes na costa do país.

A Itália atravessou períodos históricos difíceis e saiu de todos eles fortalecida, graças à adesão incondicional dos católicos, comprometidos com a vida política e com as instituições, lembrou o papa, pedindo que os fiéis façam o mesmo nos dias atuais.

Hoje, a vida pública precisa de uma nova resposta generosa por parte dos fiéis, para que coloquem a disposição sua própria capacidade e suas forças intelectuais, espirituais e morais, concluiu.

Portal Exame

África, Imigração

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,416
Euro 6,370
Franco suíço 6,810
Yuan 0,756
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens