Domingo 12/10/2025 20:12

Setor de material didático prevê estagnação até 2017

Mundo - Educação - Mercado Didático

Foto: EXAME

O segmento de materiais didáticos deve ficar estável pelo menos nos próximos dois anos, e um impulso das empresas do setor pode depender de fusões, segundo o presidente da entidade de classe Abrelivros, Antonio Luiz Rios da Silva.

"Temos expectativa de manutenção do tamanho do mercado nos próximos anos. A crise afeta o setor editorial de alguma forma, embora livros e materiais escolares sejam bens de primeira necessidade", disse o executivo, que também é presidente da editora FTD.

Segundo ele, a redução da taxa de natalidade no Brasil nos últimos anos foi compensada pelo crescimento da classe média.

Com a crise econômica, o setor pode perder fôlego, disse Silva, com parte do público comprador recorrendo a material reutilizado ou a livros disponíveis em sebos.

"Isso tende a aumentar um pouco, mas não deve te um reflexo importante. A gente acredita em manutenção do mercado", afirmou.

De acordo com a Abrelivros, o setor teve faturamento de 3,5 bilhões de reais em 2014, considerando livros didáticos e sistemas de ensino.

Quarenta por cento das vendas foram para a rede pública. Silva acredita que o ajuste fiscal do governo federal não deve prejudicar a compra de livros pelas escolas públicas.

A exceção seria o Estado de São Paulo, que já informou que não terá novos livros de literatura em 2015. O governo federal anunciou em maio corte no Orçamento de 2015 de 69,9 bilhões de reais.

A verba do Ministério da Educação foi diminuída em 9,4 bilhões de reais.

Além disso, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), de empréstimos subsidiados pelo governo para que alunos paguem o ensino superior em instituições privadas, restringiu vagas e ofereceu pouco mais de 250 mil novos contratos no primeiro semestre, ante expectativa de associações do setor de 500 mil.

Em meio a esse cenário, grandes empresas do setor vem apostando em crescimento não orgânico. A Abril Educação anunciou há alguns dias a compra dos negócios de educação básica, técnica e superior do grupo Saraiva, em um acordo de 725 milhões de reais.

"O setor de material didático de certa forma é um segmento que cresce a taxa vegetativas, é um setor maduro", disse SiLva. "A forma de crescer é através de fusões e aquisições para tentar buscar ganho de escala."

O executivo acrescentou que o grande número de competidores no mercado --cerca de 30 editoras no país-- favorece fusões. Atualmente, FTD, Abril (dona da Ática e Scipione), Saraiva e SM detêm juntas 80 por cento do mercado, segundo a Abrelivros.

Silva não acredita que novos produtos possam impulsionar o crescimento do setor, enquanto o conteúdo digital ainda representa "um traço" no faturamento das empresas. "Já tem muita oferta de soluções digitais e plataformas, mas o mercado não está conseguindo transformar isso num modelo de negócio", afirmou.

Segundo ele, as escolas ainda não aceitam pagar mais caro por produtos digitais, além do preço do material físico.

Ao mesmo tempo, uma possível futura substituição de livros impressos por digitais não deve incrementar a receita das empresas do setor. Ainda assim, melhoraria margens por redução de custos com estoques e logística.

Juliana Schincariol/Reuters/JE

materiais didáticos, impulso das empresas, presidente da entidade, Abrelivros

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens