Quinta-Feira 03/07/2025 14:05

MC Garden defende 'funk consciente' e quer levar 'mais respeito' ao estilo

Brasil - Entretenimento - Revolução no Funk

Foto: G1

"Sempre pensei muito diferente", diz Lucas Rocha da Silva ao explicar o apelido de MC Garden, corruptela de Gardenal. Pode mesmo parecer delírio se dizer atual representante único de um estilo, o "funk consciente". Na real, o funkeiro de 21 anos chegou à crista da onda ao desafiar a corrente de sexo, drogas e ostentação. Em uma semana, superou 7 milhões de visualizações no Facebook com o vídeo caseiro de "Encostei no baile funk". 

'Revolucionar o funk'

Garden já havia conseguido destaque ao fazer críticas sociais no clipe de "Isso é Brasil", no embalo dos protestos de junho de 2013, e na parceria com o "youtuber" Cauê Moura, "Pensadores incomodam" no início de 2015. Mas com "Encostei no baile funk", quer fazer mais do que mandar a real. Ele quer influenciar outros funkeiros e "revolucionar o funk".

"Acredito que se outros MCs de peso vierem nessa onda junto comigo, a gente consegue mudar a cena do funk, e dar mais respeito para o ritmo. Porque ele é muito desrespeitado. Muita gente fala com razão que o funk não é música, que o funk não presta. E têm razão quando falam isso, porque a maioria das letras realmente não tem conteúdo algum, não agrega nada para quem escuta. Mas eu acredito que o funk consciente é a tendência. O pessoal chama de revolucionar o funk", diz Garden.

De traficantes a sauna gay

Crescido em Americanópolis, Zona Sul de São Paulo, ele se viu cercado desde cedo por um cenário de conflito. "Os traficantes ficavam na laje da [nossa] casa. Porque a gente era novo no bairro, então não tinha muito o que fazer. Mas eles sempre respeitaram minha família. Era uma realidade em que eu vi muitos amigos meus de escola se envolvendo, mas nunca me envolvi, nunca tive interesse", conta.

Fã de Raul Seixas, ele diz ter se conscientizado ao acompanhar os pais no trabalho em uma ONG. "Eles distribuíam alimentos para famílias carentes. E ali eu via o descaso na realidade. Não só nesse trabalho, mas no dia a dia." Desde então, ele trabalhou com o assistente administrativo e até como recepcionista em uma sauna gay. Mas foi como MC que ele se encontrou.

Respeito ao funk

"Acho que [o sucesso veio] porque falta conteúdo nas músicas atuais, e quando o pessoal vê isso num funk, isso impressiona. Faz com que as pessoas tenham vontade de compartilhar e repassar", diz sobre a repercussão de "Encostei no baile funk" nas redes sociais. "Se abrir a caixa de mensagens da minha página, são milhares por dia que falam: 'Eu odiava funk, mas depois de conhecer o seu passei a respeitar o ritmo'. Ou 'sou roqueiro, mas gosto do seu funk'", diz.

Ele acha que o funk ostentação deveria vir com manual de instruções: "Quando o cara fala que o cara tem que ter um 'boot' de mil reais para ser alguém, não diz o que tem que fazer para ter [o que descreve] na letra. Não fala que o moleque tem que estudar a vida toda, trabalhar para ter uma vida boa. Isso acaba alienando o jovem que escuta. Acaba indo pelo caminho mais fácil: roubar, traficar para poder ser alguém na visão desse tipo de música."

Garden se diz surpreso com a recepção de "Encostei no baile funk" na cena de São Paulo. "Outro dia eu fui na festa que um colega meu estava fazendo na comunidade. Ele pediu para que eu cantasse essa música. Eu cantei, e o próprio traficante de lá falou: 'Pô, você tem razão, mano...'"

Rodrigo Ortega/G1/JE

MC Garden, funk consciente, corrente do funk, sexo e drogas, prostituição

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,418
Euro 6,370
Franco suíço 6,812
Yuan 0,756
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens