Domingo 12/10/2025 16:08

Médico veterinário Maurício Saito é eleito para presidir a Famasul

Estado - Agronegócio - Posse

Foto:Divulgação

O veterinário, produtor rural e atual presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Maurício Koji Saito, foi eleito neste sábado (20) para presidir a Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), em um mandato de três anos. A posse, segundo a instituição vai ocorrer em agosto.

Completam a diretoria que vai assumir a gestão da entidade: Nilton Pickler, atual presidente da Famasul depois do afastamento de Eduardo Riedel para assumir a secretaria estadual de Governo e Gestão Estratégica, e que será vice-presidente no novo mandato; a presidente do sindicato rural de Coxim, Terezinha de Souza Cândido Silva, como diretora secretária, e Luis Alberto Moraes Novaes, presidente da Fundação da MS e da Associação dos Fornecedores de Cana do estado (Sulcanas), como diretor financeiro.

A nova equipe gestora da federação tem ainda em sua chapa o presidente do Sindicato de Amambai, Diogo Peixoto da Luz, e André Ribeiro Bartocci, como 2º e 3º secretários, respectivamente. A tesoureira da Aprosoja/MS, Thais Carbonaro Faleiros, e o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Rogério de Menezes, respondem como 2º e 3º tesoureiros. O conselho fiscal é formado pelo atual diretor, Ruy Fachini Filho, pela ex-diretora da Famasul, Maria Lizete Barreto de Menezes Brito, e pelo ex-presidente do Sindicato Rural de Bandeirantes, Janes Bernardino Honório Lyrio.

A eleição ocorreu na sede da Famasul, na Casa Rural em Campo Grande, e a chapa de Saito, única concorrente, com um quórum recorde de delegados dos sindicatos rurais registrados na instituição, obteve 65 votos de um total de 67 entidades que tinham representantes aptos a votar.

De acordo com o presidente eleito, a votação mais expressiva já obtida em pleitos da Federação não só legitima como também aumenta a responsabilidade de sua gestão. A meta é dar continuidade ao trabalho realizado pela atual diretoria, que levou a Famasul a ser reconhecida nacionalmente como uma das entidades do setor agropecuário mais atuantes e eficientes do país.

“Tivemos um trabalho magnífico do Eduardo Riedel, que junto com os integrantes da atual diretoria exerceu gestão que é reconhecida por todas as lideranças do setor. Meu maior desafio e dar continuidade ao que já foi realizado e, naturalmente, pensar em novos projetos que respondam aos anseios do produtor rural de nosso estado”, afirmou logo após a divulgação do resultado. 

Biografia do novo presidente

Saito exerce atividade rural em Mato Grosso do Sul desde 1996 e, mais recentemente, também na região norte. O presidente eleito da Famasul é graduado em medicina veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem pós-graduação em Administração de Empresas Agrárias e Gestão Empresarial e MBA em Gestão Empresarial.

Foi presidente da Coopsema - Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju e presidente do Sindicato Rural de Itaporã em duas gestões. Em janeiro do ano passado, Saito assumiu a presidência da Aprosoja/MS, cargo que deixa agora para assumir a Famasul.

Agro Debate/RMC

Eleito, Presidente da Famasul. Novos Projetos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens