Alergia à água: você pode ter sem saber. descubra
Brasil - Saúde - Saúde dermatológica
Foto:Thinkstok
Alergia é uma coisa muito comum. Algumas são causadas por remédios, outras por cosméticos, determinados tipos de produto, alimentos, etc. Mas um tipo de alergia que não é muito conhecido e quase inimaginável é a alergia à água.
O alergista e imunologista prof. Luiz Werber-Bandeira, chefe da Unidade de Imunologia Clínica e Experimental do Hospital Geral da Santa Casa do Rio de Janeiro, explica que existem 3 tipos de alergia à água: a dermatológica tipo urticária com água quente (ou urticária colinérgica), a tipo urticária com água fria (ou urticária frigore) e a urticariforme à água, também conhecida como urticária aquagênica. Entenda cada uma delas e descubra se você possui.
Alergia à água quente
Ocorre quando a pessoa apresenta placas vermelhas no corpo se aumentar 1ºC. Isso ocorre em momentos de estresse, ansiedade ou intensa modificação emocional. Também ocorre quando a pessoa está com febre, se expõe ao sol ou vai a uma sauna.
Alergia à água fria
Esta se manifesta quando a pessoa entra em contato com água em temperaturas muito baixas, como em banhos frios, água do mar, piscina ou bebidas geladas.
Alergia aquagênica
É quando as reações se manifestam na pele se a pessoa tiver qualquer tipo de contato com a água.
O especialista afirma que é possível apenas aliviar os sintomas desse tipo de alergia e alguns antialérgicos para este fim estão sendo estudados.
Esta alergia é genética e pode aparecer de repente. Isso acontece porque alguma alteração no organismo ou atitude da pessoa pode induzir sua atividade genética e levar à manifestação do problema. Outro caso é que o gene mutante pode entrar em atividade espontaneamente.
Uol/Je
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão